Metabolismo e Nutrição

“Os homens têm um consumo calórico maior que o das mulheres, por isso, na maioria das vezes, o homem  perde peso mais rápido”

Primeiramente, vamos entender o que é o metabolismo: De uma forma simplificada, podemos dizer que o metabolismo é um conjunto de reações químicas ou transformações que as substâncias sofrem no corpo dos seres vivos e que permitem a manutenção de suas funções vitais funcionando 24 horas por dia. Existem duas funções que fazem parte do nosso metabolismo: o anabolismo (conjunto de reações de síntese ou construção) e o catabolismo (degrada as substâncias para gerar energia).

Quando falamos em metabolismo precisamos entender que ele é diferente de homem para mulher, por exemplo, os homens, por terem a testosterona mais expressiva têm um consumo calórico maior que o das mulheres, por isso, na maioria das vezes, o homem consegue perder peso mais rápido. Assim como é diferente de acordo com a faixa etária do indivíduo, crianças possuem um metabolismo aumentado pois estão em fase de crescimento. Já quando passamos dos 50 anos o nosso corpo diminui a necessidade energética, por isso é tão importante a reeducação alimentar para manter o equilíbrio do nosso corpo frente as suas necessidades ao passar dos anos.

Sabe-se atualmente através de comprovação científica que o organismo humano é diferente entre os sexos. Esta relação está associada à algumas questões, como: composição da massa muscular, hormônios, nível de atividade física e resistência.

Em algum momento você já deve ter ouvido falar que as mulheres tem mais dificuldade para emagrecer do que os homens. Não podemos entender essa diferença como um fator negativo. As demandas energéticas e funcionamento da função reprodutora é diferente entre os sexos. Os homens apresentam um corpo mais resistente à fatores externos. Outro fator importante e que difere entre os sexos é que os homens apresentam músculos mais desenvolvidos do que as mulheres. Isso significa que os homens apresentam mais massa magra e isso facilita a queima de calorias e a produção de energia.

Os hormônios femininos apresentam algumas vantagens. Apesar de nós mulheres termos maior tendência para engordar, o risco de desenvolver algumas doenças relacionadas ao excesso de peso parece ser menor.

Devido ao predomínio de alguns hormônios, as mulheres acumulam gordura em regiões de menor risco cardiovascular, tais como culotes, quadris, nádegas e coxas. Já os homens possuem um acúmulo maior no abdômen, região do corpo na qual o excesso pode causar algumas doenças, como: Diabetes, Infarto, Hipertensão, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Tromboses. Por isso bora fazer nosso lindo METABOLISMO trabalhar a nosso favor.

Confira algumas orientações muito importante quando mencionamos a palavra metabolismo:

  1. Pratique exercícios físicos corretamente de forma regular com auxílio de um profissional habilitado para adequar tipo de exercício (aeróbico, musculação) e intensidade;
  2. Recarregue as energias do dia com alimentos saudáveis, escolha seus alimentos por seu bom valor nutricional e se precisar de auxílio, procure e um profissional habilitado para orientações quanto as necessidades adequadas, ou seja, cada faixa etária temos uma necessidade alimentar;
  3. Controle a ingestão de açúcares e gorduras em excesso isso é muito sério principalmente quando entendemosque o emocional escolhe estas opções;
  4. Procure organizar a sua rotina e manter-se relaxado antes de dormir para ter uma boa e tranquila noite de sono, lembre-se alimentação, exercícios físicos e uma boa noite de sono é o maior tripé do sucesso da palavra “saúde”;
  5. Mantenha-se sempre hidratado, pois a água é extremamente importante para garantir o equilíbrio das nossas células. Veja se sua ingestão água está correta faça Fórmula Criança/Jovem: (Peso x 40ml/kg/dia), Fórmula Adulto: (Peso x 35ml/kg/dia), Fórmula Idoso 55-75 anos: (Peso x 30ml/kg/dia) e Fórmula Idosos >75 anos: (Peso x 35ml/kg/dia).

Concluo que, além disso é muito importante lembrarmos que o consumo de vitaminas e minerais é fundamental para “ativar” o uso dessa energia metabólica porque, quando falamos de metabolismo como um todo, devemos olhar com atenção para a nossa alimentação quanto a necessidade de ferro, vitaminas do complexo B (como a vitamina B12), zinco, vitamina C e E, selênio, entre outras tão fundamentais quanto. Faça boas escolhas alimentares. Vem comigo eu te ensino a viver este processo!

Dra Alessandra Carneiro

Nutricionista Clínica Comportamental Master Coach

Graduanda em Psicologia

Atendimentos Clínica Vitis Medcenter 34-3239-2200

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *