
A relação entre álcool e canetas emagrecedoras (como as à base de semaglutida ou liraglutida) envolve principalmente riscos metabólicos e gastrointestinais.
Essas canetas atuam diminuindo o apetite, retardando o esvaziamento do estômago e alterando hormônios ligadas à glicose. O álcool, por sua vez, interfere no fígado, na glicemia e no sistema digestivo.
Ao misturar, pode ocorrer maior risco de hipoglicemia, com tonturas, suor frio e desmaio porque algumas canetas também são usadas em pessoas com diabetes.
Além disso, pode causar efeitos gastrointestinais como náuseas, vômitos ou azia pois o álcool irrita o estômago e também pancreatite.

Quem usa canetas emagrecedoras e consome álcool no carnaval pode perder o tratamento pois a eficácia das canetas diminui. O álcool é calórico e pode aumentar o apetite.
Então é proibido beber? “Tudo lhe é permitido, mas nem tudo lhe convém”, mas deve haver moderação.
Então, se beber não use canetas, se usar canetas emagrecedoras não beba? É mais ou menos isso.
A combinação não é totalmente contraindicada para todos, mas aumenta riscos e pode prejudicar os resultados. O ideal é conversar com o médico que prescreveu a caneta para avaliar o seu caso específico.

A verdade é: quem usa caneta pra emagrecer e brinda com álcool, o corpo fica sem saber se queima gordura ou queima o juízo!
Bom carnaval e viva bem com ou sem gordura, mas sem queimar tanto juízo!
Dra Gisele Vissoci Marquini
CRM 34170 MG RQE 19701
Ginecologia- Uroginecologia- Cirurgia vaginal
Imagens: https://www.braziliantimes.com/ e google domínio público
