
Foto: REUTERS/Emma Farge
Os Estados Unidos e a Ucrânia avançaram na reformulação de uma proposta de paz destinada a encerrar o conflito com a Rússia. As delegações dos dois países se reuniram em Genebra e ajustaram pontos considerados sensíveis dentro da estrutura original. Segundo a Reuters, a nova versão do plano reduziu o documento de 28 para 19 itens, eliminando trechos vistos como concessões excessivas a Moscou .
De acordo com fontes que acompanham as conversações, Washington e Kyiv procuraram tornar o texto mais equilibrado e politicamente viável, sobretudo diante das críticas de aliados europeus sobre o tratamento dado à questão da integridade territorial da Ucrânia. O tema segue como o principal ponto de divergência — especialmente no que diz respeito ao status das áreas ocupadas pela Rússia desde 2014.
As negociações fazem parte de uma tentativa mais ampla de construir um caminho diplomático que tenha apoio não apenas dos países ocidentais, mas também de organizações internacionais e potenciais mediadores. No entanto, ainda não há indicação de que Moscou esteja disposta a aceitar o novo documento ou mesmo participar de uma rodada formal de diálogo.
A revisão do plano indica um movimento de pressão diplomática contínua dos Estados Unidos para apresentar uma alternativa concreta ao prolongamento do conflito, ao mesmo tempo em que busca preservar a posição estratégica da Ucrânia sem provocar fissuras entre os aliados europeus.

