Nesta segunda-feira, 31, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou que a Copa América 2021 será realizada no Brasil. O evento esportivo seria sediado na Argentina e Colômbia, mas os dois países vetaram a possibilidade por conta do aumento no número de casos de coronavírus. Nas redes sociais, o presidente da Conmebol agradeceu ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, por ter aceito o convite.
O evento acontecerá do dia 11 de junho até 10 de julho. Anteriormente, estava programado do torneio ser sediado pela Argentina e Colômbia, mas os dois países recusaram o convite após o agravamento nos casos de Covid-19 e alguns protestos políticos. Um dos ministros da Argentina, Wado de Pedro, informou no domingo, 30, que conversou com o presidente do país, Alberto Fernández, e chegou a conclusão de que seria muito difícil para eles conseguirem sediar a Copa América nesse momento
O Brasil foi divulgado como nova sede do torneio pela Conmebol e o presidente da Confederação agradeceu ao presidente. “A Copa America será no Brasil! Gostaria de agradecer especialmente ao Presidente Jair Bolsonaro e seu gabinete por sediar o torneio de seleções mais antigo do mundo. Igualmente, minha gratidão ao Presidente Rogério Caboclo e à CBF por sua inestimável colaboração”, escreveu Alejandro Domínguez nas redes sociais.
Dez seleções vão participar da Copa América, sendo Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai no Grupo A e Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela no Grupo B. A Austrália e Catar participariam do torneio, mas recusaram o convite por conta da atual crise sanitária mundial.