Rússia convoca 135 mil homens para serviço militar e intensifica tensões na Europa

A Rússia anunciou nesta segunda-feira, 29 de setembro de 2025, a convocação de 135 mil homens para o serviço militar obrigatório, no que se tornou a maior chamada para o período de outono desde 2016. A medida ocorre em meio à continuidade da guerra na Ucrânia e ao aumento das tensões entre Moscou e países europeus.

De acordo com informações do Ministério da Defesa russo, a convocação é voltada para recrutas de 18 a 30 anos. O governo afirmou que os soldados não serão enviados diretamente para o combate na Ucrânia, mas sim destinados a funções de treinamento e serviço dentro do território russo.

Ao mesmo tempo, líderes europeus alertaram para o crescimento de chamadas “ameaças híbridas”, envolvendo ataques com drones e incidentes em fronteiras. A ministra da Justiça da Dinamarca declarou que esse tipo de ofensiva já deve ser tratado como parte de uma “nova realidade”, colocando em alerta países da União Europeia e da OTAN.

Segundo o jornal The Guardian, o avanço russo em Donetsk, aliado à convocação em larga escala, reforça a percepção de que Moscou pretende manter sua ofensiva militar prolongada, ao mesmo tempo em que amplia sua capacidade de mobilização interna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *