Felicidade é um conceito que se refere às avaliações cognitivas que uma pessoa faz de sua vida, incluindo satisfação, satisfação com a vida, bem-estar subjetivo e sentimentos emocionalmente agradáveis.
A gravidez é um evento feliz tanto para a mulher quanto para sua família, mas também é uma situação que aumenta as flutuações emocionais nas mulheres. Felicidade na gravidez, em meio às incertezas do futuro pode ser um desafio, mas quanto mais se busca calma e satisfação, mais há desenvolvimento saudável no pré-natal. Os sábios conselhos de avó, são cada vez mais confirmados cientificamente.
Estudo recente publicado na Revista da Associação Médica Brasileira, relacionou felicidade na gravidez e o apego pré-natal, bem como o funcionamento materno pós-parto. Os autores utilizaram a Escala de Felicidade de Oxford (Forma Abreviada), aplicada durante o segundo trimestre da gravidez, e o Inventário de Apego Pré-natal durante o terceiro trimestre como qustionários em gestantes. O estudo constatou que o apego pré-natal medeia o efeito da felicidade na gravidez sobre o funcionamento materno. Além disso, observou-se que tanto a felicidade na gravidez quanto o apego pré-natal têm impacto direto no funcionamento materno.
Com cada cuidado no pré-natal, cresce a confiança, a saúde e a alegria de uma nova vida que se aproxima. Essa felicidade se transborda em cada batida de coração e na esperança de que tudo vale a pena.
Dra Gisele Vissoci Marquini
CRM 34170 RQE 19701
Ginecologia/ Uroginecologia/ Cirurgia Vaginal
Referência: Barut et al.The effects of pregnancy happiness on prenatal attachment and maternity function: a longitudinal study. Rev Assoc Med Bras. 2025;71(8):e20250040
Fonte imagens: google dominio publico