No Dia do Cliente, especialistas e membros destacam como as indicações qualificadas e o networking estruturado da rede transformam confiança em relacionamentos duradouros
O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos devido aos meios digitais e a inteligência artificial. Antes da pandemia, a decisão de compra era fortemente influenciada pelo preço e pela proximidade geográfica. Durante o isolamento, o digital se tornou a principal vitrine das empresas. E no cenário atual, o cliente chega mais exigente do que nunca.
Para o publicitário Marcus Vinícius Lúcio Ferreira, especialista em marketing e vendas, colíder da Alume Assessoria e Consultoria Ltda e membro e coordenador de comunicação do BNI Vivaz, a mudança é evidente. “Hoje, o cliente não abre mão da experiência. Ele pesquisa antes de comprar, busca informações sobre o produto e sobre a reputação da empresa nos meios digitais. Mesmo com o crescimento das vendas online, continua sendo essencial manter o toque humano, porque é isso que cria conexão e confiança”.
E nesse crescimento do digital, Marcus Vinícius faz um alerta sobre o marketing de influência: “Não basta ter visibilidade. As parcerias com influencers precisam fazer sentido com o negócio e com os valores da empresa, caso contrário o efeito pode ser contrário ao esperado”.
Cultura BNI
Nesse cenário de transformação, a cultura do BNI (Business Network International) tem se destacado como diferencial para empresários da região do Triângulo Mineiro. Em vez de depender de abordagens frias ou anúncios isolados, os membros trabalham com referências qualificadas, que chegam carregadas de credibilidade e fortalecem a fidelização.
O empresário da AR Marketing e Soluções, Adriano Costa Oliveira, que também é membro e coordenador de comunicação do BNI Eleve, reforça: “O cliente que vem por referência já chega mais aquecido, porque traz consigo a confiança de quem o indicou. Essa credibilidade acelera o fechamento e aumenta as chances de manter o relacionamento por anos,” diz.
Experiências empresariais
Na prática, os empresários comprovam a eficácia da referência qualificada, um dos pilares da metodologia BNI. Anderson Jager, fundador da empresa Viva Lá Vita Colchões Uberlândia, distribuidor autorizado de colchões da marca Eko 7, e membro do BNI Veloz em Araguari há quase três anos, comenta um dos casos mais marcantes. “Passei a referência de uma colega de RH, para um amigo que tenho a mais de 35 anos e ela fechou um contrato anual para atender mais de 60 lojas que ele tem na região.”
Anderson Jager destaca que as indicações qualificadas do BNI têm gerado resultados expressivos em seus negócios. Ele relembra um caso em que uma membra do grupo visitou o showroom da empresa e acabou indicando outra integrante, que fechou uma negociação superior a R$ 22 mil. Outro exemplo foi o fechamento imediato de um contrato com uma nova membra do grupo, da área da saúde. “Nesse caso, ela adquiriu em minha loja um produto no valor de R$ 18,5 mil, enquanto eu comprei um produto do negócio dela por R$ 4,5 mil. É uma prova clara da força e da credibilidade das conexões dentro do BNI,” ressalta.
O BNI não é um “clube de troca”, mas em função da relação de confiança entre os membros e a qualidade dos serviços e produtos oferecidos, é natural que os membros enquanto consumidores também, deem preferência aos m
Alaor Vasconcelos Goiabeira Filho, da SB Climatização, membro do BNI Inter, analista de candidaturas e mentor, reforça que o cliente que chega por meio de uma referência do BNI é diferente. “Muitas vezes, ele deixa de lado a ideia de comprar apenas preços, porque reconhece o valor do serviço e qualificação dos membros. Essa confiança faz com que a fidelização seja natural, gerando novas referências. É o poder de estar conectado a uma rede solidária e comprometida com resultados,” afirma.
O empresário lembra de um caso em que foi procurado por um cliente após uma publicação do BNI, logo depois de feito uma palestra sobre o seu negócio para a sua equipe. “Ser BNI é justamente isso: ser beneficiado por uma rede de contratos sólida, por recursos educacionais, treinamentos e ferramentas práticas e qualificadas, que nos permitem alcançar clientes diferenciados e dispostos a valorizar o nosso trabalho,” conclui.
Seja no digital ou no presencial, especialistas e empresários concordam: o cliente atual não compra apenas um produto ou serviço — ele compra confiança. E no Triângulo Mineiro, a combinação entre tecnologia, experiência e networking estruturado tem se mostrado a chave para fidelização e crescimento sustentável. “Quem foca apenas em vender, dificilmente alcança consistência. Já quem investe em propósito, autoridade e proximidade, conquista resultados duradouros e novas indicações qualificadas”, reforça Adriano Oliveira.
Para a diretora executiva do BNI Região Triângulo Norte, Priscila Bezerra, inúmeros são os motivos para celebrar o Dia do Cliente, afinal, estar em uma equipe BNI é cultivar diariamente relações de confiança a partir dos relacionamentos, ora como consumidor, ora como fornecedor. “Há cinco anos convivendo com empresário dentre deste ecossistema de referências qualificadas, tendo a oportunidade diária de celebrar conquistas, acompanhar evoluções pessoais e profissionais e estabelecer conexões no mundo todo, é sensacional! Parabéns a você, empresário e cliente, que faz a escolha de ser BNI e contribuir para a história de sucesso da regional Triângulo Norte”, conclui.
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