OMS recomenda zero telas até 2 anos e uso limitado e supervisionado conforme a idade.
Com o início de um novo semestre letivo, o debate sobre o uso de dispositivos eletrônicos por crianças e adolescentes volta a ganhar força. A recente lei que regulamenta o uso de celulares e outros equipamentos no ambiente escolar trouxe mudanças significativas para as instituições de ensino, que precisaram se adequar para cumprir as novas diretrizes e garantir um ambiente mais propício à aprendizagem.
Para Esther Guimarães, fundadora e diretora da Escola da Cidade, de Uberlândia (MG), a norma é um avanço importante, mas não pode ser vista como a solução isolada para o problema.
“A escola tem um papel ativo no cumprimento da lei e na construção de hábitos mais saudáveis para nossos alunos, mas o impacto real só acontece quando família e escola atuam juntas. Não adianta regular dentro da sala de aula e permitir o uso excessivo em casa”, alerta Esther.
A diretora lembra que o tempo excessivo diante das telas não apenas afeta a atenção e a qualidade do sono, como também reduz o tempo dedicado aos estudos e a atividades mais saudáveis, como leitura, prática de esportes e interação presencial com familiares e amigos.
De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças menores de 2 anos não devem ser expostas a telas. Entre 2 e 5 anos, o limite é de até 1 hora por dia, sempre com supervisão. Para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, a orientação é que o uso recreativo não ultrapasse 2 horas diárias, excluindo o tempo destinado a estudos ou tarefas escolares.
“O acompanhamento dos pais é fundamental. É preciso estar presente para orientar, propor alternativas de lazer e estabelecer limites claros. Esse cuidado é essencial para que as crianças e jovens consigam desenvolver autonomia, foco e equilíbrio no uso da tecnologia”, destaca Esther.
Com mais de 36 anos de atuação na educação infantil e fundamental, a Escola da Cidade mantém um compromisso sólido com a formação integral de seus alunos, aliando inovação pedagógica a valores e hábitos que contribuem para um desenvolvimento saudável, tanto no ambiente escolar quanto fora dele.