O câncer colorretal é um tipo de tumor que afeta o cólon e o reto, partes do intestino grosso que desempenham um papel importante na absorção da água, dos sais minerais e na formação das fezes.
Infelizmente o desfecho nem sempre é a cura. Essa semana o Brasil se impactou com o caso da amada cantora Preta Gil. É desafio de diagnóstico e tratamento, de um tipo de câncer cada vez mais comum, principalmente após a menopausa.
Entretanto há fatores que podem contribuir para casos em pessoas jovens como: fatores genéticos, alimentos ultraprocessados, hábitos nocivos como álcool ou cigarro e sedentarismo.
Alterações de hábitos intestinais podem dar o alerta de sintomas, mas pode ocorrer de forma silenciosa, ou seja, sem sintomas.
O exame de colonoscopia é recomendado a partir dos 50 anos, ou antes se história familiar ou fatores de risco ou sintomas.
Que o exemplo de luta e garra da amada Preta Gil seja um alerta para ficarmos atentos aos sinais do nosso corpo. A vida é um presente precioso. Valorizar cada sintoma e superar desafios de diagnóstico e tratamento com força interior podem fazer a diferença no impacto contra o câncer.
Dra. Gisele Vissoci Marquini
CRM 34170MG RQE 19701
Ginecologia/Uroginecologia/Cirurgia Vaginal
#saudefemimina #câncer #cancercolorretal
Fonte: www.Einsten.com.br
Imagens: google domínio público.