“Diante de uma nova realidade, adotar ferramentas e tecnologias que possibilitem modernizar os processos, são tendências pós pandemia.”
As empresas precisam se adaptar às mudanças sociais e aos novos padrões de comportamento no desenvolvimento de soluções inteligentes para que possam manterem-se presentes no mercado. Percebemos que as exigências aumentaram, as pessoas se reinventaram e as empresas precisam acompanhar essas mudanças para sobreviver a essa nova realidade mundial. Definitivamente o mundo está mais complexo e isso afeta diretamente os negócios.
O futuro da Economia Brasileira está ligado aos negócios que estão surgindo neste momento e contraditoriamente, as empresas que nasceram no cenário atual se aproveitaram de uma vantagem estratégica e possuem maiores chances de permanecerem no mercado, pois conseguiram se adaptar mais facilmente a esse momento tão desafiador, ao contrário das empresas mais tradicionais que possuem vícios e são mais resistentes à digitalização. As empresas que já estavam passando por um processo de modernização sofreram um impacto econômico muito menor.
É importante ficar de olho em todas as soluções disponíveis que otimizem os processos, principalmente no que tange à gestão financeira, que é e sempre foi o maior gargalo das corporações. A realidade mudou, é necessário dedicar o tempo ao que realmente importa ao negócio e ter um olhar mais estratégico que possibilite se planejar para o futuro com cautela.
Com uma demanda desaquecida e uma concorrência cada vez mais forte, não haverá espaço para falhas. Os clientes não pagarão mais por qualquer produto ou serviço, nem estarão dispostos a pagar qualquer preço. Uma nova cultura está sendo instalada, as empresas precisam adotar medidas rápidas na busca pela eficiência.
Com margens cada vez mais apertadas, é momento de reduzir custos e riscos, enxugar os portfólios, entender o que realmente as pessoas precisam, as palavras de ordem são foco e qualidade.
Joyce Amaral Dias Lima