O batom vermelho como símbolo de empoderamento feminino
O batom vermelho é muito versátil, ele jamais vai sair de moda e quando utilizado da maneira correta é capaz de transformar qualquer look básico em chique
Um dos itens de maquiagem mais antigos é também considerado símbolo de empoderamento feminino desde 1912. Isso mesmo: uma ótima opção na hora de finalizar a make ou até mesmo para aqueles dias que não queremos usar nenhuma maquiagem, basta passar um batom vermelho que tudo muda. Considerado impactante, sedutor, poderoso e inesquecível, você conhece a história da marca de mulheres fortes e audaciosas? O item nem sempre foi bem visto pela sociedade, mas ao longo da história esteve presente em muitas revoluções como símbolo de força e poder.
Há quem diga que o batom vermelho surgiu há cerca de mil anos no Egito e que insetos eram utilizados como matérias-primas para as mulheres pintarem seus lábios. Nefertiti, mulher do faraó Akhenaton, foi quem começou a utilizar o corante, mas a popularidade veio mesmo durante o reinado de Elizabeth I, na Inglaterra do século XVI.
O que se sabe é que após a 1ª Guerra Mundial, durante a década de 1920, as donas de casa começaram a utilizar o batom vermelho como uma saída para expressar a sua feminilidade que era tão engessada. Após isso, foi criado o batom conhecido como ferrão de abelha, por ter um vermelho intenso e que não saiu mais de moda.
Já na década de 30, o item ganhou uma forma mais sólida que conhecemos hoje. Durante os anos 40 e 50, ele chegou ao auge com as atrizes de filmes de Hollywood que não se permitiam aparecer sem maquiagem. Conforme os anos foram passando, o vermelho ficou um pouco apagado com as candy colors e a partir dos anos 80 e 90 veio voltando quando houve uma explosão de cores na maquiagem. A partir de então, a moda tem sido cada vez mais democrática, com muita mistura e o vermelho sempre com força total.
O batom vermelho é sinônimo de autoestima em alta e para usá-lo há diversas formas de compor o item com a roupa ou cor de esmalte, por exemplo. O segredo é escolher o tom certo e entender a luminosidade que quer dar ao rosto, sempre usando o bom senso e respeitando suas características.
O batom vermelho é muito versátil, vale então experimentar diferentes tons para encontrar o que se adequa a cada caso e estado de espírito. Ele jamais vai sair de moda e quando utilizado da maneira correta é capaz de transformar qualquer look básico em chique. Um estudo conduzido pela Edith Cowan University confirmou que mulheres veem o batom vermelho como um artifício de autotransformação e que a maioria delas se sente mais confiante com os lábios vermelhos. E segundo a Universidade de Harvard, mulheres que utilizam o item têm sua autoestima instantaneamente elevada.
Já se sentiu ainda mais poderosa com o seu batom vermelho hoje?
Hair stylist
Makeup artist