O termo menopausa é cercado de dúvidas. É a fase da mulher por volta dos 40 a 50 anos ou mais, onde há a diminuição de hormônios femininos e com isso sintomas como ondas de calor e fim das menstruações. Entretanto, uma série de adjetivos podem ser equivocadamente atribuídos a essa fase, o que leva a mulher muitas vezes a acreditar que seja o fim da vida sexual.
Pode realmente existir diminuição do desejo sexual que é relacionado à complexidade da sexualidade feminina. A falta de libido tem vários fatores, não somente falta de hormônios. A libido feminina pode ser resgatada por um olhar para si mesma, onde a autoestima é o maior afrodisíaco. Quando não há contraindicações, a reposição hormonal pode amenizar essa queixa.
O que realmente pode impactar na falta de desejo sexual na menopausa é o ressecamento vaginal com dor na relação. Dificilmente uma mulher que sente dor na relação sexual pode ter vontade de ter relações, pois a dor compromete o desejo, a concentração e remete à lembrança negativa do ato, o que dificulta o ciclo de um novo desejo para uma próxima relação.
O ressecamento vaginal é consequência da própria carência hormonal no sistema genital, principalmente do estrogênio que é o hormônio feminino responsável pela vascularização do assoalho pélvico e consequentemente aumento de elasticidade, lubrificação e manutenção da função genital.
A boa notícia é que há tratamento hormonal local, há opções não hormonais como lubrificantes, hidratantes e até mesmo uso de energias vaginais como FRAXX ou Laser CO2 fracionado que quando bem indicados contribuem para o restabelecimento da função sexual feminina.
Não sofra sozinha! Converse com seu ginecologista de confiança. Para cada mulher há um tratamento e uma forma de dividir suas angústias nessa fase que pode ser a melhor da sua vida. Afinal, sexualidade não tem fim, sexualidade pode ser resgatada em qualquer fase da vida. Lembre-se: você não está sozinha e seu bem-estar íntimo pode ainda ser sua energia vital, também na menopausa.
Grande abraço!
Dra. Gisele Vissoci Marquini
Ginecologia geral Uroginecologia Cirurgia Vaginal
CRM 34170 RQE 19701
Fonte imagens: google domínio público