Nos próximos dias, no mês de fevereiro, inicia-se o ano letivo na maioria das escolas de todo o Brasil. Neste ano, teremos uma novidade: a proibição do uso celulares no ambiente escolar.
Está em vigor uma Lei Federal 15.100/2025 sancionada pelo presidente Lula em 15 de janeiro de 2025, que proíbe o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos portáteis em escolas públicas e particulares dentro das dependências de ensino, englobando também educação básica (ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio).
As consequências para os alunos que não seguirem a regra serão definidas pelas próprias instituições de ensino. Cada escola definirá suas maneiras de controle.
Por isso, é muito importante que renovemos a parceria entre família e escola. Necessário salientar e deixar claro para os filhos, que esta lei é fruto de muita reflexão e estudo. Que todos terão muitos ganhos e quanto aos jovens terão um estudo livre de distrações e permitirá maior socialização.
Demonstre pais, que estão absolutamente seguros na comunicação família/escola. Que confiam na escola que escolheram para eles estudarem e que caso aconteça alguma coisa, a instituição estará preparada para buscar a comunicação com a família e a solução do problema. Deixem-nos tranquilos e seguros.
Aproveitem também para conversar com seus filhos sobre outros assuntos que são relevantes. O primeiro é como se sentem, o que esperam da escola, como podem se preparar e antecipar os estudos orientando-os sobre os benefícios da educação.
Fale sobre o respeito e as necessidades de cada pessoa. Cada um tem sim suas particularidades, desejos e vontades, mas que a vontade dele jamais poderá sobrepor ou ferir o direito do outro.
Sabemos que todos gostam de brincar e se divertir, mas que nenhum tipo de brincadeira pode machucar, humilhar e excluir outra pessoa. Conhecer a diferença e se colocar no lugar do outro traz um ambiente feliz e uma escola unida e harmônica.
Uma escola harmônica deixa uma família feliz. Uma família feliz, respeitosa e harmônica faz o ambiente se tornar leve e livre de bullying.
Pensem nisso! Vamos fazer a nossa parte e instruir nossos filhos!