A adolescência é um período mágico, de descobertas, de aprendizado, de autoconhecimento e evolução. Mas essa “magia” também tem seus pontos de interrogação.
Muitas adolescentes podem ficar vulneráveis a informações midiáticas, sofrer por comparações com padrões de beleza ou passar por desilusões de paixões.
Tudo isso faz parte do crescimento humano.
Atravessar circunstâncias difíceis permite o sabor da vitória sobre si mesma. E isso é edificante e sensacional!
Além desse ambiente de construção ou perdas e recomeços, ainda ocorrem as flutuações hormonais com direito a menstruação intensa, tensão pré menstrual e até sintomas indesejáveis como cólicas, inchaço e alterações de humor.
Saiba que para todos esses sintomas há apoio específico dentro da área da saúde da mulher. Converse com seu médico(a) de confiança. Você não precisa ser heroína de querer resolver tudo sozinha!
Não se esqueça de cuidar da sua saúde mental! Tenha uma rede de apoio e compartilhe sentimentos como ansiedade, tristeza, medo e estresse.
Não se cobre tanto! Tenha paciência com você mesma!
Dicas finais? Durma bem, com oito a dez horas de sono diárias, de preferência a noite.
Mantenha hidratação adequada e pratique atividade física.
Mídias sociais? Use com moderação.
Estabeleça um limite diário ou semanal para o tempo que você gasta nas redes sociais. Use alarmes ou aplicativos que rastreiam o uso do seu celular, para ajudar a mantê-lo dentro de seus limites.
Você pode dizer… ” a tá, já ouvi isso antes”… então faça!!
Vamos falar sobre isso exaustivamente até surgir o “click” na sua jornada que te impulsiona a começar! E foi dado o “click” agora!! Vamos lá?
E muita “gratiluz” para todas nós!!
Dra. Gisele Vissoci Marquini
CRM 34170 MG RQE 19701
Ginecologia/ Uroginecologia/ Cirurgia Vaginal
Imagens: google – domínio público