Candidato eleito pela consulta eleitoral, realizada em setembro, assumirá o cargo a partir de 7 de janeiro de 2025
Na sexta-feira (20/12), o candidato eleito pela consulta eleitoral para o cargo de reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), gestão 2025/2028, o professor Carlos Henrique de Carvalho, foi nomeado pelo presidente Lula. O mandato iniciará a partir de 7 de janeiro de 2025, conforme publicação do Diário Oficial da União.
Em setembro de 2024, a Chapa 2 – UFU com Você, composta pelo candidato a reitor, professor Carlos Henrique de Carvalho, e pela vice-reitora, professora Catarina Azeredo, foi eleita com 51,5% dos votos, garantindo a vitória na consulta eleitoral. No mês de outubro, o Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (Consun/UFU) definiu os nomes de Carlos Henrique de Carvalho, para o cargo de reitor, e de Catarina Azeredo, para o cargo de vice-reitoria, para comporem a lista tríplice, a qual foi enviada ao presidente da República.
Conheça o novo Reitor da UFU
Carlos Henrique de Carvalho tem 63 anos, sendo 35 deles dedicados à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), como estudante, docente, pesquisador e gestor. Natural de Uberlândia (MG), teve poliomielite aos oito meses de idade. Cresceu numa família com três irmãos, cujo pai, feirante, e a mãe, dona de casa, ajudaram a construir uma trajetória baseada no apoio mútuo e trabalho coletivo. Hoje, é casado e pai. É graduado em História (UFU, 1993), com mestrado em Educação (UFU, 1999), doutorado em História Econômica (Universidade de São Paulo – USP, 2003) e estágio de pós-doutorado em História da Educação (Universidade de Lisboa – UL, Portugal, 2008).
Integrou os conselhos das principais agências de fomento do estado e do país: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1B e membro do Conselho Curador da Fapemig.
Atualmente, é professor titular da Faculdade de Educação (Faced/UFU), credenciado como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFU). Como gestor, coordenou o PPGED/UFU, foi diretor da Faced e, entre 2017 e junho de 2024, foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU. Foi presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (Forprop) de 2020 a 2022.