Com o início das obras do viaduto a partir de segunda,26, a Settran reorganizará o trânsito na região para garantir trafegabilidade
A mobilidade urbana de Uberlândia contará com mais um grande reforço e outro gargalo será resolvido na cidade. O prefeito Odelmo Leão autorizou o início da construção, a partir da próxima segunda-feira (26), do viaduto da avenida dos Municípios sobre a avenida Rondon Pacheco. A obra que ligará os bairros Patrimônio e Tabajaras beneficiará diretamente mais de dez bairros e 70 mil veículos que passam pelo local diariamente, servindo como importante elo entre as regiões central e sul da cidade. O anúncio é mais um do programa Uberlândia Integrada I, concretizado entre 2009 e 2012.
A empresa licitada, a Grada Construtora LTDA, ficará responsável pelas obras do viaduto e a fiscalização dos trabalhos será realizada pela Secretaria Municipal de Obras. O contrato no valor de aproximadamente R$ 7 milhões será financiado pelo Ministério das Cidades por meio do Pró-Transportes, retomado recentemente no âmbito do Uberlândia Integrada I. O recurso é de caráter vinculado, ou seja, só está autorizado a ser utilizado em obras estruturais de mobilidade.
“Sabemos da demanda que existe naquela região para que o tráfego fosse melhorado e a situação será resolvida. Além de retirar o gargalo criado pelo fluxo de veículos naquele cruzamento, o ganho no tempo de viagem para quem passa pelo local, principalmente com o transporte público, será muito importante. Mesmo com as dificuldades enfrentadas neste município, sigo trabalhando para que Uberlândia avance junto com a qualidade de vida do nosso povo”, disse o prefeito Odelmo Leão sobre o viaduto.
Estrutura do viaduto
O viaduto, com cerca de 215 m e quatro faixas de rolamento (duas para cada sentido da via), será erguido na avenida dos Municípios, entre a rua Virgílio Melo Franco, no bairro Tabajaras, e a rua Triângulo Mineiro, no bairro Patrimônio. Finalizada, a obra proporcionará maior fluidez e ampliará a por aquele trecho diariamente, com transposição direta sobre a avenida Rondon Pacheco. Melhoria que beneficia diretamente as seis linhas do transporte público que passam pelo local todos os dias, transportando cerca de 25 mil passageiros (período anterior à pandemia).
“Como todo o grande benefício, teremos algumas situações que serão necessárias durante o período de obras. Por isso, organizamos todo o trânsito naquela região (veja abaixo) e pedimos que os condutores respeitem a sinalização e trafeguem pelo entorno com paciência. Nossos agentes estarão atentos que todos sejam orientados”, disse o secretário de Trânsito e Transportes (Settran), Divonei Gonçalves.
Confira as alterações necessárias no trânsito na região durante o período de obras:
– A rua da Carioca terá sentido único a partir da avenida Afrânio Rodrigues da Cunha até a rua Tenente Rafael de Freitas
– A rua Icaraí terá sentido único a partir da rua Tenente Rafael de Freitas até a avenida Afrânio Rodrigues da Cunha
– Tráfego na avenida Rondon Pacheco sentido Praia Clube – Prefeitura de Uberlândia para acessar o bairro Copacabana: vire à direita na rua Icaraí e à esquerda na rua Virgílio Melo Franco, e novamente à esquerda na rua da Carioca, atravessando pela Rondon pelo semáforo
– Tráfego na avenida Rondon Pacheco sentido Prefeitura de Uberlândia – Praia Clube para acessar o bairro Tabajaras: vire à direita na rua Botafogo, à direita na rua Triângulo Mineiro e novamente à direita na rua Icaraí, atravessando a Rondon pelo semáforo
– Tráfego na avenida Afrânio Rodrigues da Cunha para acessar o bairro Copacabana: acesse a rua da Carioca por meio da rua Fernando Costa.
– O trânsito na Avenida Rondon Pacheco, nas proximidades do cruzamento com a avenida dos Municípios, ficará restrito a três faixas de sentido.
De acordo com o informativo Nº 17/2021, publicado no Diário Oficial Nº 6101, Uberlândia permanecerá na Fase Intermediária pelo menos até o dia 30 de abril. A deliberação foi assinada pelo prefeito, Odelmo Leão, e o secretário de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha Filho. As principais mudanças estabelecidas foram nos horários de abertura dos comércios aos fins de semana. A partir de agora, os mercados, açougues e padarias poderão ficar abertos até às 18h aos sábados e até 14h nos domingos. Vale lembrar que o consumo nos estabelecimentos são liberados apenas para os dias de semana.
Os restaurantes e praças de alimentação também tiveram mudanças. Durante a semana, poderão abrir das 10h às 18h e aos sábados das 11h às 15h, sendo que no domingo poderá funcionar apenas a venda por modalidade de delivery. Enquanto anteriormente as lojas localizadas no hipercentro da cidade ou nos bairros podiam ficar abertas até às 16h, agora será até às 17h, sendo a abertura permitida às 9h. Já os shoppings e galerias permanecem abrindo das 10h às 18h. Clique aqui e veja as outras mudanças.