Especialista ensinou como melhorar a comunicação entre pais e adolescentes
Um dos maiores especialista em neurocomunicação do Brasil, William Borghetti, esteve em Uberlândia na noite de ontem (24) para ministrar palestra com o tema: “Adolescente não ouve, adolescente sente”, realizada no Auditório do Colégio Batista Mineiro.
A proposta foi mostrar como a comunicação pode quebrar barreiras e promover um melhor entendimento entre pais, escolas, crianças e adolescentes. De acordo com a Estrategista Comercial e idealizadora do evento, Rosana Freitas, a neurociência – área do conhecimento que se dedica a compreender os mecanismos biológicos e estruturas cerebrais – é uma ferramenta crucial para que as pessoas aprendam a se posicionar de uma maneira mais eficiente, além de ser um instrumento que melhora a educação e faz com que ela seja mais eficaz, impactando positivamente na convivência.
Os adolescentes vivenciam uma fase de muitas emoções que por vezes ficam fora de controle causando irritabilidade e estresse e que podem ser difíceis de controlar. Além disso, eles se sentem inseguros, confusos e com baixa autoestima. Borghetti explica que 50% disso é um fato biológico, natural da fase que estão passando. Já para lidar com os outros 50% é preciso oferecer a eles acolhimento e escuta. “A ideia é que as pessoas tenham compreendido a importância de amparar, colocar limite e estimulá-los, essa é a base do meu método chamado ALE – Amor, Limite e Estimulo”, destacou. Com ele, é possível descobrir como a comunicação pode ser uma poderosa ferramenta para quebrar barreiras e promover um relacionamento saudável com os adolescentes, explicou.
Abrilhantando o evento, a adolescente Maria Julia Moraes participou de um enriquecedor bate-papo com o palestrante e a plateia, ilustrando com um caso real e apontando, diante das dúvidas, soluções práticas de conexão.
Thaise Meneguelli, Diretora do Colégio Batista, falou que lidar com adolescentes sempre foi e sempre será um grande desafio, por isso quanto mais os profissionais e familiares puderem estudar e entender essa fase, mais fácil será lidar com ela. “Precisamos usar destas descobertas cientificas para sermos mais assertivos em nossas ações e, foi uma oportunidade ímpar vivenciar esse momento com o Borghetti que é especialista em comunicação com adolescente e uma das maiores referências no Brasil”, destacou.
Sentada na primeira fila, a empresária Tati Ester, contou que a palestra trouxe de forma muito didática, um olhar diferente e científico de um tema que os pais de adolescentes precisam estar sempre atentos. “Nos ajudou a entender essa fase em que eles vivem, trazendo valiosas percepções de como comunicar e conectar melhor com eles. Foi bastante esclarecedor”, concluiu.
Quem é William Borghetti
Especialista em neurociência e comunicação, com foco no desenvolvimento cognitivo e emocional de adolescentes. Tem sólida formação e mais de 10 anos de experiência, desenvolveu o método ALE (Amor, Limite e Estímulo), que visa gerar conexão e compreensão profundas entre educadores e adolescentes. Atualmente, atua como formador de professores, criando atividades dinâmicas e rápidas, com objetivos claros e avaliação, para capacitar profissionais a lidar de maneira eficaz com o desenvolvimento dos jovens. Tem paixão em ajudar adolescentes a se desenvolverem plenamente, construindo um futuro brilhante através do entendimento e da comunicação. Entre as suas competências está: neurociência, comunicação eficaz, desenvolvimento cognitivo e emocional, formação de professores, palestras e workshops.
Excelente matéria. Evento maravilhoso. Noite de muito aprendizado.