Minas Gerais perdeu mais um representante de peso, o deputado estadual, Luiz Humberto Carneiro, de 68 anos, faleceu no sábado, 24, após ter ficado mais de dois meses internados com Covid-19.
O deputado começou a sentir os sintomas da doença no dia 9 de fevereiro e precisou ser internado em um hospital particular de Uberlândia no dia 15 de fevereiro. O boletim médico estava sendo atualizado nas redes sociais de Luiz Humberto, onde muitos pediam pela melhora do político a afirmavam estar torcendo e orando pela saída dele da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Durante o tratamento, ele precisou utilizar a máscara de ventilação não-invasiva (VNI) para garantir o oxigênio necessário e logo depois precisou fazer o uso da traqueostomia, que é um procedimento cirúrgico feito quando o paciente precisa ser sedado e intubado.
Apesar de ter respondido bem ao tratamento e alguns momentos, o estado de saúde de Luiz Humberto era grave e o deputado não resistiu. No mesmo lugar em que os boletins eram divulgados, foi informado em primeira mão a morte do político às 10h20. De acordo com a nota, o uberlandense teve falência múltipla de órgãos. “Nosso guerreiro se foi, mas sua luz e seu exemplo ficam para sempre em nossos corações”, escreveu a assessoria. O velório aconteceu na Paz Universal, seguindo os protocolos sanitários, e o sepultamento foi no Cemitério Municipal São Pedro, em Uberlândia.
Despedida de Luiz Humberto
O sepultamento do deputado estadual contou com a presença de familiares, amigos e admiradores do trabalho do político. Também esteve presente o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
Notas de pesar
Em nota, a Prefeitura de Uberlândia lamentou o ocorrido e decretou luto oficial de três dias no município, decisão já publicada no Diário Oficial. “Seus feitos ficam para a história da cidade e estado. Produtor rural e filho de produtor rural, Carneiro sempre trabalhou por temas sensíveis e importantes para população da cidade, como acessibilidade às pessoas com deficiência, sustentabilidade, geração de emprego, auxílio às pessoas com baixa renda e oferecer melhores condições para os produtores rurais”, dizia a nota.
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) também decretou luto oficial de três dias devido ao falecimento do parlamentar. O presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus, lamentou a perda de Luiz Humberto Carneiro. “Perda inestimável para o nosso Estado. O deputado Luiz Humberto Carneiro deixa um riquíssimo legado de dedicada atuação à população mineira. Minas Gerais e o Triângulo Mineiro perdem um grande defensor. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais está em luto. Meu profundo pesar aos familiares”, afirmou.
Em homenagem ao deputado, o Bloco Sou Minas Gerais, do qual ele fazia parte na ALMG, divulgou comunicado anunciando a mudança de nome para Bloco Deputado Luiz Humberto Carneiro. O texto, assinado pelo líder do Governo, deputado Gustavo Valadares (PSDB), e pelo líder do bloco, deputado Raul Belém (PSC), destaca o legado ético e a habilidade de Luiz Humberto Carneiro para o diálogo.
Romeu Zema prestou uma homenagem ao deputado nas redes sociais. “É com grande pesar que recebi a notícia do falecimento do deputado estadual Luiz Humberto Carneiro. Primeiro líder do meu governo, firmamos uma parceria produtiva e tive a oportunidade de conhecer um ser humano de gentileza ímpar. Foi referência de homem público ético e querido por todos. Deixará saudades. Meus sentimentos à família”, escreveu.
Luiz Humberto
O político nasceu em Uberlândia em 1953 e trabalhou como produtor rural. Ele chegou a ser presidente do Sindicato Rural da cidade entre 1990 e 1998, além de secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento (1991-1995) e de Habitação (1996-1999). Luiz Humberto estava no 6º mandato como deputado estadual, já tendo sido candidato a prefeito de Uberlândia e líder do Governo de Minas Gerais durante as gestões de Antônio Anastasia, Alberto Pinto Coelho e Romeu Zema. Ele também já esteve à frente da bancada do PSDB, onde permaneceu por cinco anos consecutivos a partir de 2005, e no bloco Social-Democrata entre 2007 e 2010.
Luiz Humberto deixa a esposa, Sara Teodoro Miranda, e duas filhas, Bárbara e Lavínia Carneiro.
Pingback: Romeu Zema cumpre agenda em Uberlândia nesta quinta-feira, 22 | Revista Soberana
Pingback: Dengue - Em meio à pandemia, Brasil registra mais de 100 mil casos suspeitos da doença no primeiro trimestre de 2021 | Revista Soberana
Pingback: Estação de Tratamento de Água recebe o nome do deputado Luiz Humberto Carneiro | Revista Soberana