Outubro rosa e a importância do pensamento

A busca pela conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama é marcado em todo o mundo por ser o mês de outubro, representado pela cor rosa.

O câncer de mama é uma doas doenças que mais mata mulheres em todo mundo e sabe-se que quanto mais rápido o câncer for diagnosticado, maiores são chances de tratamento podendo chegar à cura.

Conforme o site do ministério da saúde “Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.”

Fonte: https://bvsms.saude.gov.br

A busca pela conscientização, é para que cada mulher se cuide, tenha atenção, cuidado consigo mesma. O autocuidado é fundamental. Se perceber qualquer nódulo nos seios ou nas axilas, modificação de textura ou pele avermelhada, alterações nos bicos, ou saída de líquido anormal, procure imediatamente um médico.

Além dos autoexames, é necessário fazer exames clínicos, de imagem e biopsias pra identificar uma possível doença.

A prevenção, sem dúvidas é o melhor caminho. Por isso cuidados como a prática de exercícios físicos, qualidade de alimentos, exclusão de bebidas alcoólicas fazem a diferença no organismo de cada indivíduo.

Agora para você mulher que já esteja vivendo este desafio com o diagnóstico de câncer de mama, além do tratamento adequado, você precisará ser forte e também precisará do apoio das pessoas próximas como a família e amigos.

Existirão muitos efeitos colaterais advindos do tratamento que influenciarão no seu comportamento e humor. Aí sim, as dificuldades aparecem. Precisará ter paciência, resiliência, força mental para suportar diversos momentos desafiantes durante o período de tratamento.

Muitas mulheres se apegam a religião, outras a hobbies, outras buscam novos hábitos para que seu tempo seja preenchido. Os pensamentos positivos são fundamentais para conseguir prosseguir nesta caminhada.

Pessoas que pensam positivamente possuem mais humor. Geralmente sorriem mais e enxergam o lado bom de cada situação evitando o estresse. Buscam algum objetivo e fazem o possível para alcançar. Desta forma a recuperação se torna mais leve e rápida.

Por estes motivos, acredite, mentalize, pense positivo. Por mais que pensemos o motivo pelo qual tal situação acontece com você, é importante ver a vida de uma outra forma, de um outro ângulo. Neste outubro, desperte para este assunto. Cuide-se diariamente. Evite surpresas. Pense e siga em frente!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *