O papel da psiquiatria na rede de apoio dos pacientes oncológicos

A psiquiatria desempenha um papel muito importante no suporte a pacientes oncológicos. Trata-se de uma abordagem especializada nas dimensões emocionais deles. Ela entra dando suporte aos pacientes, de várias maneiras. Eles geralmente enfrentam transtornos mentais como ansiedade, depressão e estresse pós-traumático e os psiquiatras, por sua vez, identificam e tratam estas situações, ajudando a aliviar os sintomas que interferem na qualidade de vida e na adesão aos tratamentos.

A psiquiatria também ajuda na gerência de sintomas como mudanças de humor, insônia e fobias que são relacionados ao câncer e seu tratamento — às vezes, medicamentos também podem ser usados para melhorar a saúde mental. Os profissionais de saúde mental auxiliam no enfrentamento do estresse e da ansiedade, incluindo técnicas de manejo de estresse, treinamento em habilidades de enfrentamento e desenvolvimento de resiliência.

Além disso, alguns tratamentos oncológicos afetam a cognição dos pacientes e os psiquiatras avaliam, monitoram e interferem nessas alterações proporcionando melhora cognitva. Os psiquiatras trabalham diretamente com o paciente e dão apoio às suas famílias, ajudando-os a lidar com os desafios que o câncer traz e na adaptação à nova dinâmica. Podem incluir psicoterapia familiar e aconselhamento.

A psiquiatria não trabalha sozinha. Ela age conjuntamente com oncologistas, enfermeiros e outros oferecendo um cuidado mais integral. Essa colaboração garante que todas as dimensões do bem-estar do paciente sejam abordadas de maneira eficaz. Nos estágios mais avançados da doença, o médico psiquiatra contribui com suporte em cuidados paliativos, abordando questões relacionadas à qualidade de vida e alívio do sofrimento emocional. Incluindo o manejo da angústia existencial e promovendo bem-estar emocional até o fim da vida.

Por isso, psiquiatria é essencial na rede de apoio para pacientes oncológicos, oferecendo gestão de aspectos emocionais do câncer. Seu papel inclui o diagnóstico e o tratamento de transtornos mentais, suporte ao enfrentamento, e colaboração com outras especialidades, garantindo um cuidado mais integrado.

Créditos: Alfredo Demétrio – Psiquiatra e psicoterapeuta
CRM 25646 MG – RQE 19146 – RQE 19385
www.alfredodemetrio.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *