Mãe também precisa de férias!

Não há dúvidas que mães vivem a função 24 horas por dia, 365 dias ao ano, não é mesmo?!?! Cuidar, estudar junto, fazer as atividades, brincar, dar comida, banho outrora levar para atividades escolares ou extracurriculares dão trabalho e apesar de ser muito prazeroso, cansa! Por isso, as mães também precisam de um tempo consigo mesma.

As férias escolares permitem uma pequena pausa nas atividades que são fora de casa, mas ainda sim a demanda doméstica continua. De fato, é um descanso não ter a obrigação do horário escolar com as atividades das crianças e adolescentes. Mas, ainda assim, no período de férias acaba sobrando mesmo para a mães na maioria das vezes, o preenchimento com atividades neste período ocioso.

Com tantos afazeres, quase que não sobra tempo para a mulher mãe. Quantas não esperam os filhos dormirem para tomar seu banho, fazer sua leitura, trabalhar ou até ficarem atoas. Ou ainda, fazem mil atividades antes que os filhos acordem pela manhã. Não é tarefa fácil. São muitas as demandas.

O olhar para si, também é algo tão raro acontecer. A maioria das mães, desde o momento que nasce os filhos tende a voltar o olhar, o tempo e os cuidados para os filhos. E assim, passa-se anos e anos. Muitas vezes, a dedicação em outras áreas da vida desta mãe, se perdem ou deixam de existir.

Por isso, digo que toda mãe precisa mesmo de férias e não falo de férias escolares, mas sim de uns dias para cuidar de si mesma. Fazer atividades agradáveis, relaxantes para que possa recarregar as energias.

Até hoje confesso que vi poucas pessoas fazerem isso: tirar o tempo para se ausentar de casa. Seja por dias ou seja por horas. Na maioria das vezes é falta de tentar.

Quem disse que as crianças não podem ficar alguns dias, poucos que seja, com os avós, algum parente ou com uma pessoa responsável? O que percebo é que as mães são tão obcecadas em cuidar dos filhos e acham que outra pessoa não é capaz e por este motivo as mamães não tomam a iniciativa de se ausentarem.

É fundamental e importante tirar um tempo para si, para recarregar as energias, para se reconectar consigo mesma. Nós mães, necessitamos estar felizes, dispostas e renovadas para dar sequência a rotina pesada da maternidade. Aliás, não só isso, mas da casa, do trabalho, da própria vida.

Já ouviram aquele ditado: ”quem gosta da gente, é a gente mesma!”. Então, reflita sobre essa expressão. O mundo não para para ninguém. Trabalho e tarefa sempre irão existir.

Agora me conte: você tem costume de tirar algum tempo só para você? Conte aqui para gente.

 

Fonte: https://soumamae.com.br/mae-nao-ferias/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *