É comum ficarmos desanimados no frio? Saiba mais

O frio chega e com ele vem o desânimo. O inverno iniciou no Brasil no dia 20 de junho e nessa época o sol demora mais a sair e a noite chega mais cedo.  De fato, é difícil sair debaixo das cobertas logo pela manhã quando está aquele corpo aquecido e as temperaturas baixas lá fora.

Em climas gelados, a tendência do ser humano é buscar manter-se aquecido, com isso gasta-se mais energia. Assim, quem nunca desanimou em sair de casa por causa da temperatura baixa?

Em regiões do nosso país esse hábito é bem comum nessa época porque a maioria das pessoas não são acostumadas com o inverno. Dessa maneira, acabam ficando mais reclusas evitando deslocamentos, passeios e viagens. Isso sem contar o quanto doenças respiratórias aparecem nesta época.

Fonte: https://www.selecoes.com.br/curiosidades/quando-comeca-o-inverno-em-2024/

O que importa é que devemos ficar mais atentos a falta de desânimo. Muitas vezes no inicio da estação climática isso se torna leve e comum, mas com o passar do tempo, o desânimo e a falta de vontade em fazer as coisas pode ir se agravando e se tonando rotineiro.

Claro que existem fatores que podem impactar o nosso emocional durante essa época de inverno, como a falta de luz, falta do sol  impactam diretamente na regulação do nosso organismo na produção de vitaminas como a D e também na produção de serotonina que afeta diretamente nosso humor, energia, humor, sono e bem-estar.

Existe a depressão sazonal que é uma depressão específica relacionada às estações do ano e está diretamente ligada a mudanças de padrão de luz e clima. Geralmente ocorrem mais durante os meses de inverno e verão.

As pessoas que possuem esse tipo de depressão, sentem uma tristeza persistente, falta de energia, alterações de humor, apetite e sono, além da falta de concentração.

Para que você continue com a energia no alto, segue algumas dicas:

  • Exercite-se: a prática de atividades físicas são fundamentais para um corpo em movimento.
  • Alimente-se com equilíbrio: mesmo que a tendência seja alimentar-se com comidas mais quentes e pesadas, busque escolher alimentos leves e de fácil digestão.
  • Mantenha seu ritmo de sono
  • Mantenha seus hobbies e vida social ativa: mesmo que possa reduzir, jamais pare de fazer as atividades que normalmente tem costume.
  • Faça um check-up para saber se suas vitaminas estão controladas ou se precisa de reposição.

Fique atento às dicas acima e ao que seu corpo informa. Qualquer que seja a estação climática do ano, o melhor mesmo é aproveitar o que melhor ela pode oferecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *