Ginecologistas, como todos os profissionais de saúde, esforçam-se para criar um ambiente confortável e sem julgamentos para suas pacientes.
Aqui estão três preocupações comuns com as quais as pacientes costumam se preocupar, mas ginecologistas normalmente não se importam:
1.Pêlos corporais e higiene: a escolha de se depilar ou não é de cada mulher e isso não interfere na sua consulta. A mulher pode ir para a consulta diretamente do trabalho, e não há que se esforçar em higiene. Para o exame ginecológico, secreções são materiais biológicos importantes para exames.
2.Peso e tamanho corporal: cada mulher é única e o que importa é sua saúde e não seu peso ou forma física.
3.Atividade Sexual e História: discutir a história sexual pode ser desconfortável para algumas pacientes, mas ginecologistas precisam saber o básico sobre sua atividade sexual, somente para prestar um melhor atendimento. Não importa sua orientação sexual ou se você teve um ou vários parceiros, não importam sua escolhas ou se nem está namorando há algum tempo. O protocolo do atendimento é para focar na sua saúde de forma aberta, com respeito à sua singularidade e diversidade.
Portanto, apenas marque sua avaliação com seu(sua) ginecologista de confiança e deixe de lado os tabus e preocupações.
Cada ginecologista deve criar um espaço seguro onde você possa falar livremente.
E caso isso não aconteça ou você se sinta julgada por qualquer interferência na sua individualidade, saiba que aquele pode não ser o ambiente para você.
Lembre-se de que ginecologistas estão lá para ajudá-la e apoiá-la e que você é especial. A comunicação aberta e honesta é fundamental para receber o melhor atendimento possível. O que importa realmente é sua saúde ginecológica.
Abraços!
Dra. Gisele Vissoci Marquini
CRM 34170 RQE 19701
Ginecologia geral/ Uroginecologia/ Cirurgia vaginal
Fonte imagens: google domínio público