Maio é o mês das mães! Época em que se reflete sobre o maternar. A maternidade começa muito antes de um Beta HCG; ela se inicia com um sonho. É bem verdade que quando pegamos o exame de gravidez positivo já saímos do laboratório dirigindo diferente, pois agora somos 2. Há uma vida que está sobre a nossa responsabilidade. Naquele instante não pensamos em 9 meses, mas os pensamentos voam até a idade adulta do bebê, que ainda está em formação: o que irá estudar? Como será sua formatura? E seu casamento?
Maternar é se jogar em uma das maiores aventuras da vida, mergulhar no desconhecido, deixando-se moldar e aprender a cada singela experiência: o teste do pezinho, as cólicas, os sorrisos, as conversinhas, o primeiro dia na escola, a alfabetização, os tantos outros anos na escola com as provas e trabalhos, as paixões, os foras, a sexualidade, as festas, as amizades, os esportes… maternar é se assentar em uma cadeira de montanha russa e experimentar os altos das alegrias e conquistas e os baixos das preocupações, frustrações e vergonhas. Mas o que sustenta uma mãe é o amor verdadeiro; aquele que é suporte, base para tudo na vida do filho. O amor que tudo espera, crê, que não desiste; não aquele amor romantizado. Aliás a maternidade romantizada não dá certo, logo se esvai no mar da realidade. Mas quando compreendemos que o amor materno é entrega, semeadura, cuidado, fé e esperança, encontramos força sobrenatural para prevalecermos cada desafio e sabedoria para os próximos passos.
A maternidade muitas vezes é um lugar de solidão. No Brasil 7% dos que nascem nem possuem o nome do pai em seu Registro de Nascimento e 51% das famílias brasileiras são sustentadas por mulheres (fonte FGV). Importante para estas mães, que precisam desempenhar tantos papéis, desenvolverem uma rede de apoio e jamais esquecerem de cuidar de si mesmas, desenvolverem algo para si, algo que gostem, para serem saudáveis.
A essas mães que investem dias e noites no cuidado dos seus filhos, guerreiras que lutam com todas as suas armas e artimanhas pelo melhor para a sua cria, a estas eu desejo muita força, fé, coragem e esperança. Desejo que toda mãe adote de verdade os seus filhos, ainda que tenham saído da sua barriga. E sobretudo, muito amor. Feliz Dia das Mães!
Poderosa!!
Texto objetivo, claro e de fácil entendimento. Leitura gostosa.
Parabéns!!!
Parabéns mães ❤️❤️❤️
Através desta mensagem que nós dá a entender que mães são especiais!!
Texto bastante atualizado para as mamães!!! Expressa as emoções da maternidade, ressaltando sobretudo, a grande responsabilidade de criar filhos!!!
Parabéns, Sara!!!