No próximo domingo comemora-se o dia das mães. Uma data repleta de emoção. Um dia envolvente, uma oportunidade para homenagear e agradecer grandes mulheres que são as mães. Aquelas que nos deu a vida, em outros casos, aquelas que nos criou.
Dizem que quando nasce um filho, nasce uma mãe. Esta premissa é uma grande verdade. Quantas de nós, vivemos uma maternidade “sonhada”, dos contos de fadas, da ilusão implantada, da romantização nos apresentada quando estamos gestando?! Sim, vivemos algo que não é real naquele momento, mas que alimentam a alma. E quando nasce aquele bebezinho a realidade é nos apresentada rapidamente.
Está em nosso DNA o papel de cuidado, do afeto, do carinho e proteção. O amor é algo que nasce junto com o bebê e transborda o coração de maneira muito diferenciada.
Sofremos inicialmente com os desgastes diários, com as mudanças corporais, com as dúvidas maternas, com os desgastes psicológicos e exaustão dos primeiros meses. São novas concepções, rupturas, adequações de uma vida que traz um novo ser humano para o seio familiar. Aquela pessoa não é a mesma: se tornou mãe!
Independente da mulher que gestou ou não sabemos que a maternidade exige muito da mulher. A mulher muda. A maternidade a transforma. Sem dúvida esta nova fase que traz muita maturidade e crescimento.
Se pensarmos na grandeza que é ser mãe, não conseguiríamos encontrar palavras suficientes para descrever a importância desta relação: mãe e filho. O quanto somos necessárias ao longo dos anos da vida de uma criança, da construção emocional e física. Vivemos e sentimos cada fase e junto com eles, também aprendemos. E muito!
Somos o suporte, apoio, somos orientadoras e mestres dos filhos, sem contar o carinho e todo amor dispensado à eles. Não medimos esforços para cuidar dos filhos, da casa e da família.
Sabemos também que esta data comemorativa pode ser difícil e dolorosa, especialmente para quem perdeu sua mãe ou pela ausência ou distância delas. Pode trazer sentimentos de solidão, de luto, de tristeza. Mas, para as pessoas que possuem suas mães, aproveite este dia tão especial para honrar a vida da sua mãe. Sem ela não serias quem és hoje.
Este momento é a oportunidade de ficar mais próximo de sua mãe, de refletir sobre a importância desta relação tão forte. De valorizar as pessoas e suas lutas. De valorizar, de enaltecer e agradecer por ter alguém que fez a diferença em sua vida.
Então abrace, elogie, ame, cuide e dê todo carinho possível pra quem sempre se dedicou em te fazer feliz e te incentivou a ser a melhor que pessoa que você poderia ser!
Desejo um feliz dia das mães para você!