O sintoma de retirada em psiquiatria refere-se à manifestação de sintomas físicos e/ou psicológicos que ocorrem quando uma pessoa para de usar os medicamentos prescritos. Estes sintomas podem variar de leves a graves e podem incluir ansiedade, tremores, agitação, náuseas, dor de cabeça, sudorese, insônia, irritabilidade… Seu tratamento envolve o acompanhamento médico para garantir a segurança e o conforto do paciente.
Os sintomas de retirada variam muito em frequência e intensidade, dependendo da substância que está sendo utilizada, da frequência e duração do uso, da dose e de fatores individuais.
A interrupção destes medicamentos deve ser feita gradualmente. O paciente não deve retirar suas medicações por conta própria, sem a orientação do médico que o acompanha. Na prática do psiquiatra as medicações mais comuns que causam síndrome da retirada são antidepressivas, ansiolíticos, hipnóticos e estimulantes.
É importante frisar que a retirada destas medicações deve ser feita sob orientação do médico prescritor. Converse com o seu psiquiatra.
Créditos: Alfredo Demétrio – Psiquiatra e psicoterapeuta
CRM 25646 MG – RQE 19146 – RQE 19385
www.alfredodemetrio.com.br