Dicas para atender clientes com alergias alimentares nos restaurantes

Segundo especialista Marcelo Politi, é necessário indentificar alérgenos e prevenir contaminações cruzadas.

Empresários e gestores do setor gastronômico sabem que um dos maiores desafios da área está na adaptação. E dentre as nuances que exigem atenção e expertise, uma merece destaque: as alergias alimentares. Pensando nisso, o especialista em negócios gastronômicos Marcelo Politi, fundador da Politi Academy, dá dicas de como restaurantes podem se adaptar ao público que sofre com este tipo de alergia. Segundo Politi, trata-se de algo que vai além de uma tendência; é uma necessidade de saúde que afeta uma parcela significativa da população. “Incluir opções amigáveis a alérgicos também demonstra um cuidado diferenciado com a saúde e o bem-estar dos clientes”, explica o executivo que atende mais de 3.000 empresários do setor gastronômico.

Identifique os alérgenos presentes nos pratos e avalie alternativas seguras.

Primeiro, desenvolva um menu que identifique claramente os pratos que contêm alergênicos e ofereça alternativas saborosas e seguras para clientes que sofrem com alergias alimentares. Explore substitutos inovadores que mantenham o sabor sem comprometer a segurança. Além disso, ofereça transparência, disponibilizando informações detalhadas sobre os ingredientes, para que os clientes possam estar informados antes de tomar decisões.

Os alérgenos mais comuns incluem leite, ovos, peixes, crustáceos, nozes, amendoins, trigo e soja. Estes são formalmente reconhecidos como os ‘oito grandes’ alérgenos pela FDA nos Estados Unidos e demandam atenção especial na preparação dos alimentos e informação ao cliente em restaurantes e estabelecimentos alimentícios.

Treinamento de Equipe para prevenção de Contaminações Cruzadas

Outro ponto é garantir que a equipe de cozinha esteja treinada para evitar contaminações cruzadas. A contaminação cruzada refere-se à transferência de microorganismos patogânicos entre alimentos, utensílios, mãos ou superfície. Existem diversos cenários em que essa contaminação pode ocorrer, como por exemplo, na manipulação de alimentos.

Conscientizar e capacitar os colaboradores é fundamental para evitar as temidas contaminações cruzadas que podem afetar gravemente clientes com alergias alimentares. É possível minimizar a contaminação cruzada adotando procedimentos rigorosos de limpeza, usando equipamentos e utensílios separados para alimentos alergênicos e não alergênicos, e mantendo uma estrutura de armazenamento bem organizada. A formação e conscientização constante da equipe é essencial para a implementação efetiva dessas práticas.

Comunicação e transparência no cardápio

É fundamental destacar os alergênicos no menu para informar claramente aos clientes sobre a presença de substâncias que podem causar reações alérgicas nos pratos oferecidos. Essa transparência auxilia na tomada de decisão dos consumidores e demonstra preocupação do restaurante com a segurança e o bem-estar de todos.

Nos dias 04 e 05 de junho, Marcelo Politi estará à frente do Acelera Food Nation – evento focado na aceleração de negócios do mercado de food service. A terceira edição da imersão acontece no teatro Santander em São Paulo e aguarda 800 empresários do setor.

Sobre Marcelo Politi – formado em hotelaria e gastronomia pela Ecole des Roches (Association Suisse d’Hôtellerie), na Suiça e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Aos 29 anos, foi o primeiro executivo contratado como diretor de Marketing pela rede de hotéis francesa Sofitel no Brasil. Foi responsável pela implantação e gestão das operações do Hard Rock Café no Brasil e gerenciou mais de 500 funcionários. O empresário é fundador da Politi Academy, uma empresa focada em trazer lucro, controle e crescimento para donos de negócios de alimentação, por meio de cursos de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros que envolvam um negócio que tenha comida como serviço. O mentor atende mais de 3.000 empresários do setor gastronômico.

Sobre o Acelera #Food Nation – Comandado por Marcelo Politi é um dos maiores encontros dos profissionais do mercado de food service, focado na aceleração de negócios do setor. Em 2024 o Acelera #Food Nation realizará sua terceira edição. O evento recebeu grandes nomes da gastronomia como Pierre Berenstein (CEO do Bloomin´Brands – Grupo detentor da marca Outback Steakhouse), Ricardo Garrido (sócio da Cia Tradicional do Comércio), Eduardo Ourivio (sócio fundador do Grupo Trigo – que conta com Spoleto em seu portfólio) e Benny Goldenberg (sócio do restaurante Arturito), entre outros. Em 2024 o evento acontecerá no Teatro Santander e o público estimado é de 800 participantes.

 

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