A saúde mental e as virtudes estão intrinsecamente ligadas, pois estes atributos representam qualidades morais e éticas que desempenham um papel significativo no bem-estar emocional.
As boas qualidades promovem resiliência, autoconhecimento e relacionamentos mais saudáveis.
A prática de virtudes como coragem, paciência e determinação fortalecem a resiliência, uma característica associada à capacidade de superar adversidades e desafios.
Já a empatia é a capacidade de compreender e se identificar com as emoções dos outros. Sua prática promove uma conexão interpessoal, compaixão e solidariedade. Contribui para a saúde mental fortalecendo os laços sociais e emocionais.
A gratidão também está associada a emoções positivas, satisfação com a vida e redução do estresse. O hábito da gratidão promove saúde mental porque permite que as pessoas reconheçam e apreciem os bons aspectos de suas vidas.
Nesse conjunto de características, se manifesta ainda a honestidade que tem o poder de exaltar outras qualidades como integridade, clareza nas relações e confiança. Sua prática contribui para a saúde mental promovendo maior autenticidade e segurança emocional nos relacionamentos.
No arremate, para aceitar limitações, reconhecer erros e estar aberto ao aprendizado é preciso praticar o ato de humildade. Por meio dela, pode-se promover relacionamentos saudáveis e autoconhecimento, contribuindo para um ambiente emocional mais equilibrado.
Créditos: Alfredo Demétrio – Psiquiatra e psicoterapeuta
CRM 25646 MG – RQE 19146 – RQE 19385