O Prefeito Odelmo Leão, acompanhado do 1º vice-presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, vereador Sérgio do Bom Preço e outros vereadores, do Bispo Diocesano, D. Paulo Francisco Machado, da primeira dama e deputada federal, Ana Paula Junqueira Leão, secretários municipais e autoridades convidadas, entregou na tarde desta terça-feira (6) a obra de restauro e revitalização do prédio da antiga Escola Estadual Enéas de Oliveira Guimarães, que há alguns anos funciona em um anexo na Escola Reneé Gianetti.
Durante a cerimônia no local foram apresentadas as melhorias viabilizadas pela Prefeitura. Tombada como patrimônio histórico do município, a edificação fica na Praça Doutor Duarte, nº 44, no Centro de Uberlândia, e foi concedida para que se desenvolva ali o “Centro Sociocultural das Obras da Diocese de Uberlândia”.
As melhorias realizadas no prédio histórico contemplaram instalações elétricas, reparos de forros, pisos, peças hidrossanitárias, serviços de alvenarias, restauro de esquadrias, pintura interna e externa, cuidado com o telhado e reforma dos banheiros. Para a execução da obra, o Município investiu quase R$ 2 milhões.
A concessão de uso pela Diocese de Uberlândia obteve autorização da Câmara Municipal de Uberlândia após aprovação da lei nº 14.139/2023, derivada de um projeto de autoria do prefeito. O termo de concessão de direito real de uso vigorará por 20 anos.
O local abrigará diversas ações, tais como: a confecção de fraldas geriátricas a serem destinadas a enfermos carentes, dentro do Fraldão Social; a nova Central do Clube de Mães, para apoio, difusão de conhecimentos e experiências e orientação aos diversos Clubes de Mães espalhados por toda cidade, os quais capacitam mulheres e jovens e as integram no ambiente social; o Programa de acolhimento e intervenção social para famílias em situação de vulnerabilidade – “Casa de Escuta”; e a nova sede para o Museu de Arte Sacra de Uberlândia, espaço de encontro, memória, cultura e história.
História
O prédio, denominado Residência e Armazém Comercial de Antônio de Rezende, foi construído no final do século 19 para abrigar o estabelecimento comercial e a residência do proprietário. Conhecido em seu tempo como Tonico Rezende, era natural de Paracatu (MG) e se estabeleceu como comerciante em São Pedro de Uberabinha.
Em 2011, o edifício passou por um processo de restauração, em que foi recuperado o teto original da época de sua construção, bem como as pinturas nas paredes, que foram feitas pelo arquiteto Cipriano Del Fávero, o mesmo responsável pela construção do Palácio dos Leões (hoje Museu Municipal.
O imóvel foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal pelo Decreto nº 13.585, de 21/08/2012. A edificação, cedida pelo Município ao Governo de Minas, ainda abrigou a antiga Escola Estadual Enéas Oliveira Guimarães.