A DANÇA DA PAZ: a beleza da não violência…

A violência e a não violência representam duas abordagens distintas para lidar com conflitos e desafios, e têm impactos significativos na saúde mental e bem-estar emocional das pessoas.

A violência inclui comportamentos agressivos, destrutivos e prejudiciais: físicos, verbais ou psicológicos. A exposição à violência está associada a uma série de consequências negativas para a saúde mental, incluindo trauma, estresse pós-traumático, ansiedade, depressão e transtornos relacionados ao estresse.

Ser o responsável pelos atos violentos pode gerar culpa, remorso e angústia atingindo tanto a saúde mental de quem sofre a violência quanto a daqueles que a praticam.

Por outro lado, a não violência se baseia no respeito, na compaixão e na resolução pacífica dos conflitos. Promover a não violência contribui para a construção de relacionamentos saudáveis, da empatia e aumenta a segurança emocional e o bem-estar.

Adotar a não violência pode diminuir o estresse, fortalecer as relações e promover sentimentos de harmonia e paz. Além disso, a não violência cria um ambiente emocional e social mais saudável, favorece a resiliência e o bem-estar.

Assim, a violência impacta negativamente a saúde mental, aumentando o sofrimento, já a não violência promove um ambiente seguro, de respeito e paz. Promover a não violência e buscar soluções pacíficas para os conflitos são essenciais para proteger a saúde mental e emocional e proporcionar ambientes seguros e estáveis para o desenvolvimento das pessoas e bem-estar coletivo.

Créditos: Alfredo Demétrio – Psiquiatra e psicoterapeuta
CRM 25646 MG – RQE 19146 – RQE 19385

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *