O novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga anunciou nesta quarta-feira, 24, que será criado uma secretaria especial para dar apoio e gerar soluções para combater à pandemia de Covid-19 no Brasil, além de fortalecer a campanha de vacinação contra a doença. Em entrevista coletiva, o médico pediu mais união entre os governos federal, estaduais e municipais para enfrentamento do vírus.
Marcelo informou à imprensa que pretender melhorar as ações de combate ao coronavírus e ampliar o número de imunizados. “Nosso país tem o Programa Nacional de Imunizações (PNI), reconhecido mundialmente. Agora, com a pandemia, a determinação do presidente da República é para ampliar o número de vacinas. Hoje, aplicamos 300 mil por dia. O Ministério da Saúde assume o compromisso, a curto prazo, de aumentar em três vezes essa velocidade de vacinação para 1 milhão de vacinas todos os dias. É uma meta plausível”, disse.
Na entrevista, o atual ministro da Saúde pediu para que a população colabore com as medidas de proteção contra o vírus, como manter o distanciamento social, sempre usar máscara e higienizar as mãos. Ele afirmou também que os estados e municípios precisam se unir com o Governo Federal para buscas maneiras assertivas de evitar o contágio do vírus. O médico disse que quer monitorar de perto o trabalho feito pelos profissionais que cuidam dos pacientes com sintomas da doença e prometeu visitar algumas unidades de saúde. “Eu vou visitar os hospitais para ver como podemos melhorar, habilitando leitos, dando melhores condições aos profissionais, fazendo com que o Ministério da Saúde se faça presente e se mostre solidário com as pessoas e com os profissionais”, afirmou.
Para finalizar, Queiroga disse que o Brasil deve apostar na ciência e no humanismo, momento em que citou investimentos em pesquisas, além de ter pedido um voto de confiança da população. “Vamos fazer uma forte parceria com instituições científicas, com os conselhos federais de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, e demais profissionais. O Ministério da Saúde é a casa de todos os profissionais de saúde”, disse.
Novo ministro assume Ministério da Saúde
No dia 23 de março, o médico Marcelo Queiroga tomou posse do cargo de ministro do Ministério da Saúde em solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília-DF. A nomeação foi publicada pelo presidente, Jair Bolsonaro, no Diário Oficial da União, assim como a exoneração de Eduardo Pazuello ao cargo.
A substituição do cargo começou na semana anterior, mas ainda não era considerada oficial por não ter sido publicada no Diário. Marcelo Queiroga se tornou o quarto ministro da Saúde desde o início da pandemia de Covid-19. Na primeira entrevista após a posse, ele lembrou a população sobre a necessidade de seguir à risca os protocolos de segurança contra o vírus, como usar máscara de proteção e manter o distanciamento social.
Pingback: Minas recebe vacinas e amplia imunização incluindo pessoas de 65 a 69 anos | Revista Soberana
Pingback: Imunização contra covid-19 só é efetiva após receber as duas doses da vacina | Revista Soberana
Pingback: Confira o cronograma de vacinação em Uberlândia a partir desta terça, 20 | Revista Soberana