O ano termina em dezembro com grande influência das festividades e celebrações. Este período acumula situações que incluem férias escolares, férias de trabalho… Muitas pessoas fazem planos, pensam em suas vidas e no que gostariam de mudar. Assim, estas reflexões podem alterar a disposição e o humor de alguns.
Existem várias razões pelas quais algumas pessoas podem ficar mais tristes no final do ano. Algumas possíveis incluem:
• O final do ano leva as pessoas à examinarem as experiências do ano que está terminando. Para alguns, essa reflexão pode desencadear sentimentos de luto, desamparo, tristeza, frustração e arrependimento.
• Esta época é marcada por encontros familiares e entre amigos. Mas nem todos têm esta rede de relacionamentos para compartilhar, o que pode levar à solidão e tristeza.
• Pessoas que estão com dificuldades financeiras podem sentir um acréscimo de ansiedade no final do ano, pois estão privadas dos gastos festivos e do planejamento financeiro.
• Algumas pessoas, quando se afastam de suas rotinas de trabalho e estudos, estranham essa mudança, o que pode desencadear sentimentos de tédio, solidão ou desorientação.
Cada pessoa é única, o que quer dizer que pode reagir de maneiras diferentes aos estímulos diversos, como a forma de se sentir durante o final do ano.
Se você se sentir persistentemente triste ou deprimido nessa época, ou em qualquer outra, é aconselhável procurar ajuda de um psiquiatra, pois pode estar com algum problema de saúde. Cuide-se sempre e não tenha vergonha de procurar ajuda especializada.
Créditos: Alfredo Demétrio – Psiquiatra e psicoterapeuta
CRM 25646 MG – RQE 19146 – RQE 19389