Nesta terça-feira, 23, o médico Marcelo Queiroga tomou posse do cargo de ministro do Ministério da Saúde em solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília-DF. A nomeação foi publicada pelo presidente, Jair Bolsonaro, no Diário Oficial da União, assim como a exoneração de Eduardo Pazuello ao cargo.
A substituição do cargo começou na semana passada, mas ainda não era considerada oficial por não ter sido publicada no Diário. Marcelo Queiroga se tornou o quarto ministro da Saúde desde o início da pandemia de Covid-19. Em entrevista, ele lembrou a população sobre a necessidade de seguir à risca os protocolos de segurança contra o vírus, como usar máscara de proteção e manter o distanciamento social.
Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que o novo ministro “atende aos critérios técnicos e ao perfil de reputação ilibada exigidos para o cargo, com ampla experiência na área, não só da saúde, mas de gestão. Dentre os registros verificados, constatou-se que a Ação Penal – noticiada recentemente pela mídia – por suposta apropriação indébita previdenciária foi julgada improcedente, com absolvição de Marcelo Queiroga, conforme certidão emitida pela 16ª Vara Federal da Seção Judiciária de Paraíba”.
Marcelo Queiroga
O novo ministro é natural de João Pessoa-PB. Ele é médico formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e especializado em cardiologia no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro, além de presidir a Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Pingback: Novo ministro da Saúde anuncia secretaria de combate à pandemia e fortalecimento da campanha de vacinação | Revista Soberana