Vacinação: Informação é fundamental para derrubar mitos e notícias falsas em torno da imunização

Dia Nacional da Vacinação, celebrado em 17/10 no Brasil, é relevante para esclarecer a população sobre a segurança dos imunizantes para a saúde do país e erradicação de doenças

Nos últimos anos, principalmente nos três em que o mundo enfrentou a pandemia da COVID-19, as vacinas ganharam mais evidência global. Extrema e extensamente estudadas, as vacinas salvam vidas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), proteger a nós mesmos e às pessoas que nos rodeiam são os dois principais motivos para se vacinar. Para reforçar com a população a importância dos imunizantes e esclarecer sobre mitos e verdades acerca do tema, no Brasil o dia 17 de Outubro é o Dia Nacional da Vacinação.

Recentemente, várias correntes de notícias falsas recaíram sobre vacinas. Temos como exemplo a tríplice viral – que protege contra sarampo, caxumba e rubéola – e sua suposta relação com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), uma das principais pesquisas sobre o assunto avaliou 95.727 crianças, durante mais de 10 anos nos Estados Unidos, e confirmou que a vacinação com uma ou duas doses da tríplice viral não estava associada ao risco aumentado de TEA em qualquer idade.

“As vacinas passam por pesquisas e testes complexos que garantem a segurança e eficácia para a aplicação em massa na população. Fake news são criadas para contradizer os benefícios da vacinação e a baixa taxa de efeitos colaterais ou complicações, através do uso da distorção de informações usando casos de exceção ou notas de rodapé para divulgação de dados incorretos”, afirma a Dra. Franciny Gastaldi, infectologista da Rede Mater Dei Uberlândia.

Calendários para todas as idades – Existem calendários vacinais para todas as idades, assim como os individualizados para gestantes e pacientes especiais, como os portadores de doenças crônicas (algumas delas imunossupressoras, que os predispõe a riscos maiores quando comparados à população geral). “O calendário é individualizado conforme a idade e perfil do paciente. Consideramos as doenças evitáveis por vacinas mais frequentes pela faixa etária, assim como em pacientes portadores de doenças crônicas, que possam estar com maior risco de aquisição dessas doenças”, reforça a médica.

Programa Nacional – No Brasil, o calendário vacinal é definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e prevê a aplicação de doses desde o nascimento até o final da vida, sendo parte dos imunizantes disponibilizados na rede pública e parte também na rede privada. “O PNI é importante porque garante proteção à população contra doenças evitáveis, prevenindo o adoecimento e até a morte por essas infecções”, esclarece a infectologista.

“As vacinas possuem um longo percurso até sua administração segura na população.  As pesquisas se iniciam em laboratórios, passando por extensos testes para garantia da segurança e eficiência da aplicação”, explica Franciny.

Sobre a Rede Mater Dei de Saúde 

Somos uma rede de saúde completa, com 43 anos de vida, cuidando da saúde dos moradores de Belo Horizonte e das demais cidades com unidades, tendo o paciente no centro de tudo e sendo ancorada em três princípios: inteligência e humanização como pilares do atendimento; tecnologia como apoio da excelência; solidez das governanças clínica e corporativa. Nossos serviços médico-hospitalares estão disponíveis para toda a família, em todas as fases da vida, com qualidade assistencial e profissionais altamente capacitados e especializados. Estamos em expansão, levando para mais pessoas o Jeito Mater Dei de Cuidar e de Acolher. Nossa premissa é valorizar a vida dos nossos pacientes em cada atendimento, disponibilizando o melhor que a medicina pode oferecer.

Unidades:

Minas Gerais: Hospital Mater Dei Santo Agostinho, Hospital Mater Dei Contorno, Hospital Mater Dei Betim-Contagem, Hospital Mater Dei Santa Genoveva, CDI Imagem e Hospital Mater Dei Santa Clara;
Bahia: Hospital Mater Dei Salvador e Hospital Mater Dei Emec;
Goiás: Hospital Mater Dei Premium;
Pará: Hospital Mater Dei Porto Dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *