A celebração é considerada patrimônio imaterial da cidade desde 2008, mas as comemorações aos santos já ocorrem tradicionalmente há 146 anos
Arena do Congo, Largo do Rosário, Praça da Bicota, estes e muitos outros nomes são dados à Praça Rui Barbosa, no Centro de Uberlândia, que neste domingo recebeu milhares de pessoas de todos os cantos da cidade, na mais tradicional festa da cidade, a “Festa do Congado”. O cortejo multicolorido alegrou o dia do uberlandense os moradores dos edifícios onde a tradicional passou, desta feita respeitou e nada de joga ovo nos ternos como havia acontecido no dia da apresentação da festa.
A porta da Igreja de N.S. do Rosário ficou linda, tudo preparado pela Irmandade e pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Com espaço atualizado de arquibancadas cobertas, telões, banheiros químicos, seguranças, brigadistas e apoio aos ternos a festa chega aos 146 anos de tradição.
Os recursos de cerca de R$ 270 mil movimentou na manhã deste domingo (08/10) diversos setores da economia como os de eventos, moda, gastronomia e transportes.
Em Uberlândia há 24 grupos de congado; entre eles Catupés, Marujos Moçambiques e Marinheiros e as comemorações são realizadas desde 1874 para preservar as tradições dos antepassados com fervor e fé, sendo de responsabilidade da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
Na segunda (09/10), ainda há na programação:
- 8h às 17h – Visita dos Ternos aos Festeiros e devotos;
- 17h30 – Despedida na casa da Mãe do Presidente na Rua Prata, 890, Bairro Aparecida;
- 18h30 às 22h – Despedida na porta da igreja e encerramento da festa.