Jovens de 132 municípios, incluindo Uberlândia, iniciam em Belo Horizonte a etapa estadual do projeto de educação política e cidadã
Entrosamento foi a palavra-chave no primeiro dia de atividades da etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) 2023. Reunidos na sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta quarta-feira (20), estudantes dos 132 municípios que participam dessa edição, inclusive de Uberlândia, tiveram a chance de se conhecer e de se preparar para as atividades, que seguem até sexta (22). A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Uberlândia está representada por sua diretoria, Rita Virgínia Machado Gonçalves.
Os jovens foram acolhidos no Legislativo pela deputada Ana Paula Siqueira (Rede), suplente da Comissão de Participação Popular. Ela destacou a importância do PJ Minas para a formação dos jovens e reafirmou o compromisso da Assembleia de dar encaminhamento às propostas aprovadas na votação final. Essas sugestões podem subsidiar projetos e outras iniciativas do Parlamento. Em seguida os jovens receberam informações sobre a dinâmica dos trabalhos dos próximos dias e fizeram uma dinâmica de entrosamento para se conhecerem e se soltarem. Depois, divididos em grupos, eles foram provocados a refletir, de forma lúdica, sobre os temas que estarão em votação para o ano que vem e criaram performances e esquetes para representá-los.
Nesta quinta (21), às 16 horas, os jovens vão votar e escolher o tema para o PJ Minas 2024 entre as opções Melhorias no ensino escolar; Sexualidade na juventude; e Cultura e juventude. Votam tanto os participantes presentes na ALMG quanto os que estão no interior, por meio de um link. A atividade será transmitida ao vivo pelo canal da Assembleia no YouTube.
AMIZADES
Hugo Soares Lopes, de Carmo do Rio Claro (Polo Sudoeste), e Luna Gabrielle Gomes Motta, de Rio Piracicaba (Polo Médio Piracicaba) participam pela primeira vez da etapa estadual e destacam que fazer novas amizades é sempre uma meta dessa fase. “Também espero que os debates seja muito produtivos”, completa Hugo. Segundo ele, o tema discutido em 2023 – Jovem e Mercado de Trabalho –, foi muito pertinente, uma vez que muitos jovens tiveram que deixar a escola e trabalhar para ajudar as famílias no contexto da pandemia. Já Luna espera enriquecer ainda mais seus conhecimentos sobre cidadania e política. “Eu já gostava de política. Com o PJ Minas, pude acompanhar mais de perto as questões jurídicas e de tramitação de projetos. Tenho vontade de atuar nesse campo”, afirmou.
A plenária final do PJ Minas será na sexta (22), no Plenário da ALMG, com abertura às 10 horas e previsão de encerramento às 17h30.