Tão essenciais quanto tradicionais para o mundo da moda, os brechós têm crescido e conquistado novos espaços. Segundo dados do SEBRAE, no Brasil são quase 120 mil negócios do tipo ativos, com um crescimento de 30,97% nos últimos 5 anos. Grande parte dessas empresas, 78%, são MEIs e 21% são micro e pequenas empresas, ou seja, empreendedores independentes ou com poucos funcionários para tocar do dia a dia de seus negócios.
Para falar com esse público, proprietários e colaboradores de brechós físicos ou virtuais, aconteceu no inicio do mês, o Brechó Pró .
A ação foi elaborada pela turma do curso Técnico em Produção de Moda com objetivo de sensibilizar os empreendimentos do setor sobre a importância da imagem das peças, por meio de oficinas que trabalharam técnicas de vitrinismo, fotografia digital, mídias sociais e reaproveitamento.
“Por muito tempo os brechós sofreram um certo preconceito, por que eram vistos apenas como um local onde se vendiam roupas velhas. Hoje isso é totalmente diferente e cada vez mais nessas lojas se consegue achar peças exclusivas, fugindo da produção em massa do fast fashion, além de contribuírem para o consumo consciente e formação de tendências.
O Brechó Pro é uma realização muito importante para os proprietários desses negócios, pois trata-se de uma ação para a conscientização dessa temática, com atualização de conhecimentos”. Todas as atividades foram gratuitas e contribuiram para um novo olhar sobre a moda consciente.
Gostaria de mais informações do brecho