Cada dia mais está difícil encontrar pessoas altruístas. É um nobre sentimento e seu significado é uma pessoa que se doa sem esperar nada em troca, ou seja, não visa seu benefício próprio. Naturalmente, ela ajuda pessoas que estão a sua volta. Significa a atitude de amor ao próximo e é considerado um princípio supremo.
O altruísmo está diretamente relacionado com valores humanos, como ética, empatia, prestatividade, solidariedade. É importante que a pessoa se coloque no lugar do outro, compreendendo o momento a situação e entendendo o que está passando com aquele indivíduo.
Vamos falar a verdade, como está sendo difícil nesta modernidade encontrar pessoas altruístas não é mesmo?!? Pessoas que abrem mão de si mesmas, que abrem mão de suas próprias necessidades, anseios e desejos em prol do outro.
Vivemos numa sociedade individualista em que as pessoas estão cada dia menos preocupadas com que acontece ao lado, no vizinho. São tantas as cobranças e o tempo cada vez mais escasso que é mesmo difícil encontrar tempo para fazer qualquer coisa a mais que não esteja em nossa rotina diária.
No entanto, se pensarmos de fato, ajudar o próximo pode nos trazer muitos benefícios como sentimentos de satisfação, bem-estar emocional, redução de estresse, melhora na saúde emocional, desenvolvimento de habilidades pessoais, de liderança e ainda, construção de relacionamentos saudáveis e positivos.
E o que podemos aprender com pessoas altruístas? Essa é uma pergunta fácil de responder. Parece que não, mas acredito que ouvir na essência seja uma das grandes habilidades. Desenvolver a empatia. Ficar feliz com a felicidade do outro, levar a vida com mais tranquilidade e abrir os olhos para os problemas que nos cercam, os problemas do mundo. E mais, ser solidário, ser fonte de inspiração, bem humorado, ser bondoso, generoso, aprendendo ao mesmo tempo não julgar.
São inúmeros os aprendizados que podemos ter com aqueles que são altruístas. E só temos a nos beneficiar realizando pequenos gestos que ao mesmo tempo fazemos a diferença na vida de outras pessoas.
E você, tem sido uma pessoa que faz a diferença na vida dos outros? Na vida dos familiares? Dos amigos? Tem sido uma pessoa próspera? Tem saído da sua zona de conforto? Deixe seu comentário aqui e me diga, acredita que pode fazer? Fazer mais?
Eu sempre fui esse tipo de humano com irmão, mãe e até mesmo abrir mão de cargo em empresas por que o outro queria oculpa aquele cargo que era um sonho ai acabei deixando ,foi uma das experiências muito satisfatória que aconteceu quando tiver esse tipo de atitude abrir mão das minhas vontades pra ver a outra pessoa feliz,somente gratidão com Deus
Olá Márcia. Uma atitude muito nobre e para pouquissímas pessoas no mundo de hoje. Muito orgulho de você. Parabéns!