Fonte imagem: google
A Síndrome de Tensão Pré-Menstrual (TPM) é o conjunto de sinais e sintomas associados à fase de ovulação do período menstrual (American Family Physician, 2016). É um transtorno muito comum, que afeta milhões de mulheres no mundo, independente de condições socio-econômicas ou etnia. Então não é “frescura”! Alguns sintomas como dores na mamas, retenção hídrica (inchaço), cefaléia, irritabilidade, compulsão para doces e isolamento podem ser comuns.
Por outro lado, o efeito da progesterona natural nesse período da mulher, também revela um momento de introspecção, onde a mulher prefere ficar em sua própria companhia para se redescobrir e prosseguir. Não é solidão, é solitude, ou seja, escolha positiva em ficar na própria companhia. Portanto, não é errado dizer que TPM também pode ser “Tempo Para Mim”.
Então vamos tirar proveito desse momento, que pode não só trazer sintomas negativos, mas muito progresso pessoal? Vamos tratar os sintomas negativos e ter a TPM como aliada para crescimento pessoal?
Procure aliar esse momento para evoluir no autoconhecimento, autorreflexão e prosseguir no caminho certo em sua vida. Tire esse período de “Tempo Para Mim” para cuidar de você mesma, no sentido mais amplo da palavra, em amor próprio, reflexão e sabedoria.
E que ao chegar a menstruação, que ela leve embora todos os medos, ansiedade e falta de energia. Que você recomece a cada ciclo! Que sua TPM seja também “tempo para você”!
Grande abraço!
Dra Gisele Vissoci Marquini
Ginecologia/ Uroginecologia/ Cirurgia Vaginal
CRM 34170MG RQE 19701