No próximo domingo comemoramos o dia das mães. Uma data repleta de comemorações e sentimentos. Um dia envolvente e a oportunidade de homenagear aquelas que nos deram vida e nos ajudaram a crescer.
Desde pequenos, vamos sendo ensinados por nossas mães a fazer o básico: andar, comer, falar. Com o passar dos anos vamos sendo treinados por elas, alinhando nossos comportamentos, absorvendo conhecimentos e assim se tornam nossas referências e exemplos.
Toda pessoa tem em quem se espelhar, uma pessoa que nos dá orientação, que nos ajuda a escolher os melhores caminhos, que nos diz o que é preciso fazer e como agir. Enfim, quem nos direciona e geralmente está juntos nas conquistas, vitórias, desafios e derrotas.
Na vida essa representação geralmente é a nossa mãe, aquele ser de luz, extraordinário. E elas exercem uma habilidade incrível por nos entender e nos direcionar facilmente. Sim, elas são nossas líderes! Conhece nossos perfis comportamentais e sabe onde se encontram nossas capacidades, aptidões e deficiências.
No ambiente de trabalho, nossos líderes geralmente são nossos superiores e na vida são essas mulheres que nos lideram com o maior diferencial de todos: o amor! São elas que investem nos filhos desde pequenos. Investem dedicação, responsabilidades, dinheiro, tempo, valores e tudo mais que o mundo exige. Jamais desistem!
Perceba que diante de qualquer circunstância, medo, insegurança, desafios que a vida traz, as mães nos empregam lições o tempo todo e que seguimos ao longo de nossas vidas.
Tenho certeza de que você, muitas vezes repete o padrão dela, repete frases, replica ações iguais aquelas que te foram ensinadas na infância. Vejam só essas falar:
- Respeite as pessoas mais velhas;
- Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado;
- Aparência não é tudo, olhe o interior das pessoas;
- Termine o que começou para depois ir fazer outra coisa;
- Converse e escute primeiro antes de sair tomando decisões;
- Isso não é o fim do mundo. Tudo passa!
- Tenha modos! Se comporte quando estiver nos lugares”;
- Quer respeito? Respeite que será respeitado;
- Cometeu um erro? Peça desculpas.
Tenho certeza de que se lembra de várias delas e até de outras que sua mãe em especial dizia. Observe que em todas elas notamos uma habilidade de liderança. Através da sua orientação é que posteriormente tomávamos algumas atitudes.
Sem nenhuma dúvida, mãe, é o melhor exemplo de liderança que qualquer indivíduo possa ter. Por isso, aproveite cada momento e faça deles os melhores e os mais extraordinários que você possa ter ao lado dela.
Valorize este ser que faz de tudo para transmitir seus valores e crenças sobre o mundo para seus filhos. Aproveite a data e dê a ela a melhor recompensa: AMOR!
Mãe, quem já não tem, sabe a saudade que vem. Saudade do abraço, do cheiro, da bronca, do carinho. Do amor não, pois amor de mãe é eterno nunca acaba.
Posso imaginar SR Antônio. Mãe pe aconchego e amor mais verdadeiro que existe!