O autoconhecimento é um processo profundo que depende exclusivamente do indivíduo. Quando conhecemos verdadeiramente nossas qualidades, capacidades, limitações, pontos a serem desenvolvidos, conseguimos administrar melhor nossas emoções, equilibrando as diversas áreas de nossas vidas e a partir de então compreender melhor os que estão à nossa volta.
No entanto, é um processo longo, trabalhoso que exige dedicação e muitos exercícios e reflexões. Além disso ajuda a desenvolver a inteligência emocional proporcionando seres mais resilientes, sábios e flexíveis. Mas, a grande verdade é que poucas pessoas se dedicam diretamente a este assunto.
A única maneira de fazer mudanças significativas e reais na sua vida é sabendo como lhe dar com suas emoções e necessidades. É uma tarefa complexa. Por isso relacionei para você, algumas formas de promover o autoconhecimento:
– Coaching: Trata-se de um processo direcionado por um profissional que utiliza técnicas, métodos, abordagens que podem transformar o caminho de vida de um indivíduo. Através da análise do momento atual busca-se um novo estado (planejado, com objetivo), eliminando impedimentos e norteando uma meta.
– Terapia: Importante processo de tratamento que podem resolver crenças, traumas de infância e desafios. Trata-se de um acompanhamento voltado para questões de saúde mental.
– Assessment: Uma ferramenta muito importante para um coach e por RH de empresas. O termo representa avaliação e através da análise do indivíduo é possível identificar características comportamentais, avaliando competências e valores.
– Análise SWOT: Trata-se de uma ferramenta de gestão utilizada para auxiliar pessoas ou organizações e identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças a uma determinada situação.
– Dinâmicas em Grupo: Por mais estranho que seja essa é uma ferramenta que pode trazer muitos conhecimentos ao indivíduo. Ouvir o outro, entender sobre outras situações de vida e experiências traz reflexões e a capacidade de se analisar melhor.
Gostou do artigo? Quais destas ferramentas de autoconhecimento você já conhecia ou está utilizando? Deixe um comentário!