Deputada Dandara assume coordenação da Frente Parlamentar Mista Antirracismo

A Frente Parlamentar Mista Antirracismo (FPMA)  foi lançada nesta terça-feira (11/04), com a adesão de 111 deputados e 36 senadores. Na sessão inaugural, houve consenso de que, sem a superação da discriminação racial, não há como falar em democracia. Os coordenadores da frente são as deputadas Dandara (PT-Uberlândia/MG) e Carol Dartora (PT-PR), pela Câmara, e os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Zenaide Maia (PSD-RN), pelo Senado.

Dandara salientou o objetivo de fazer avançar pautas urgentes no Congresso Nacional. “Eu, como relatora da Lei de Cotas, tenho como prioridades as ações afirmativas, a promoção de direitos e o combate ao racismo”, enumerou.

A deputada acrescentou ainda que a população negra está na base da pirâmide social e é a maior vítima da violência. “Nós precisamos debater o racismo institucional, o racismo ambiental. Nós precisamos debater o mercado de trabalho, emprego e renda para a população negra. Nós precisamos colocar no centro do debate a violência policial, que atinge ainda em sua grande maioria jovens negros da periferia”, destacou.

Interlocução

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a chegada de homens e mulheres negros a posições importantes de poder, com a responsabilidade de representar a população majoritariamente negra. Ela aposta numa interlocução entre os poderes Executivo e Legislativo para combater a discriminação racial.

“Há um conjunto de ações que precisam ser feitas em prol da população preta. Eu acho que ter o ministério de volta é um passo; ter uma frente antirracista, é outro passo. Ao final desses quatro anos, teremos passos concretos para a nossa população”, destacou.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

FOTO: Roque de Sá/Agência Senado

Uma caminhada do Senado até o Salão Verde, na Câmara, selou a instalação da frente

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *