É comum no dia-a-dia nos sentirmos desmotivados. Então começamos a pensar sobre quais podem ser os motivos que nos levam a tamanha desmotivação, que podem ser: falta de tempo, baixa estima, estresse no trabalho, rotina pesada e desgastante, se fazer o que não gosta, sonhos não realizados e por aí se vão várias possibilidades.
Nestes dias de desânimo, geralmente lutamos para sair da cama, tomar um banho e sair de casa. Tudo parece não ter graça e as horas são intermináveis. Tentamos, mas nada que se faça durante o dia parece ser motivador e prazeroso de se fazer não é mesmo?! Por mais que tenhamos alguns momentos legais o que nos falta para seguir adiante é a motivação.
A motivação parte de nós mesmos mas é preciso ter um propósito, algo que nos impulsione a conquistas, desafios e prazeres. Já ouviu o ditado “Mais vale a caminhada do que o troféu” ou ainda “A caminhada é dura e difícil, mas no final tudo vale a pena”. E é isso mesmo!
Quando se trabalha por amor e aptidão passamos por todos os desafios gostando, aprendendo e o salário se torna um prêmio bom de se receber, não apenas para pagar as contas e começar de novo. Outro exemplo: do que adianta fazer uma faculdade, receber o diploma e não viver a caminhada de aprendizado, conexões com amigos, professores, experiências dentre outros…te faz refletir?
Para modificar essa situação, separei umas dicas para você:
- Conheça suas atitudes: Entenda o que está acontecendo com você, busque entender o que está te deixando desanimado e o que tem deixado de fazer.
- Se goste mais: Se olhe no espelho, dê valor a você, no seu corpo, na sua história, nas suas conquistas. Trabalhe seu corpo e mente. Cuide do seu bem estar. Pratique exercícios físicos e trabalhe seu autoconhecimento.
- Estabeleça metas: Assuma o controle da sua vida e coloque metas em tudo que fizer. Estabeleça os caminhos e o prazo a se cumprir. Desta maneira ficará mais fácil se levantar todo dia e pensar no que deve fazer.
- Cuide da sua autoestima: Promova situações que te estimulem a desenvolver sua autoestima. Exercite sua auto confiança dando pequenos passos. Se lance em desafios, seja na busca do desenvolvimento pessoal ou profissional.
- Durma tranquilamente: Tenha noites de sono tranquilas. Não vá para cama pensando no que deixou ou terá que fazer. Esqueça o celular. Uma noite bem dormida vale muito. Relaxe, tome um banho gostoso, coloque uma música, ore, desligue as luzes. Faça o que te acalma para que consiga adormecer.
- Não desanime se algo der errado: Sabemos que nem sempre temos e ganhamos tudo que queremos. Desenvolver a resiliência e persistir nos planos é fundamental para se vencer. Não desanime. Não pare na busca dos seus sonhos e projetos.
Fez sentido para você? Deixe seu comentário.
Entender o sentido da vida e ter sendo de propósito tornam nossa jornada mesmo que árdua, mais leve. Essas dicas são valiosas… já salvei! Obrigada pela partilha.