Kauã tem 16 anos, é mineiro de Uberlândia e começou a jogar bola na escola de futsal do Praia Clube. Aos 11 anos fez um teste em Xerém, nas categorias de base do Fluminense e foi aprovado. Em janeiro (2023), foi convocado pelo técnico Phelipe Leal. Os Moleques de Xerém representam o Fluminense, reunindo 25 nomes selecionados pela equipe nacional para o quinto ciclo preparatório na competição, que acontece entre março e abril.
Kauã vai defender a Seleção Brasileira Sub-17 durante período de treinos, visando o Sul-Americano do Equador, que teve início no dia 30 de março. Com 12 conquistas, o Brasil é o maior campeão da competição e vai em busca do 13º título.
A Copa Sul-Americana (CONMEBOL Sudamericana), é uma competição continental de clubes de futebol da América do Sul que acontece desde 2002. É a competição secundária em relação a Copa Libertadores da América. Neste ano, o Brasil está no grupo A ao lado de Chile, Colômbia, Equador e Uruguai.
Em uma entrevista publicada no site do Fluminense, Kauã afirma que é uma sensação inexplicável. “É a realização de um sonho para a minha família. Fiquei muito feliz quando recebi a notícia. Não consegui segurar a emoção, comecei a chorar. Espero que seja a primeira de muitas convocações. Sei que, para quem joga bola desde pequeno, principalmente sendo um Moleque de Xerém, chegar à Seleção é a recompensa do trabalho. Mas não posso me contentar, tenho que melhorar ainda mais. Quero chegar lá, treinar bem e mostrar meu potencial para poder voltar outras vezes”, disse.
Fonte: Fluminense FC