A música tem um poder inexplicável na nossa vida. Ela é capaz de intensificar sentimentos, causar sensações, recordar lembranças bloqueadas pelo tempo. Um arranjo musical encanta, emociona, alegra e nos proporciona uma viagem sem nem mesmo sair do lugar. Há pelo menos 200 mil anos de existência, diversos estudos foram feitos para entender qual é a ligação dos seres humanos com a música e alguns constataram que ela atinge diretamente o límbico do cérebro, região responsável pelas emoções, prazer, motivação e afetividade, liberando dopamina e causando sensação de bem-estar.
A música move a vida de Luciana Carrilo, que diz que sua vida gira em torno da sua paixão pela música. Ela atua no mercado musical há 33 anos e tudo começou quando ela tinha apenas seis anos. Hoje, Luciana é Licenciada em Música e Mestre em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, Bacharel em Piano pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tem curso técnico em piano, teclado, violão e órgão eletrônico.
Luciana carrega a música por onde passa. Na cidade onde nasceu, Goiânia-GO, foi professora no Teatro Escola Basileu França; em Palmas-TO, foi produtora musical no Estúdio 3RB da Amazônia; em Ituiutaba-MG, foi professora no Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade; em São Paulo, é professora responsável por diversas disciplinas dos cursos de pós-graduação na Faculdade de Governança, Engenharia e Educação de São Paulo (FGE – SP); em Uberlândia-MG, é docente no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli há cinco anos. Desde 1994, Luciana é tecladista e proprietária da Banda do Porto, com a qual viaja por todo o Brasil, fazendo shows em diversos tipos de eventos e atua como pianista e tecladista no Cenário Musical Brasileiro, sob vários âmbitos e tocando diversos estilos. É uma das fundadoras e musicistas do Grupo Caliandras, um grupo que surgiu do desejo de mostrar à sociedade, o poder e a competência que as mulheres possuem de empreender e tocar um instrumento, assim como os homens, visto que, pouco se vê mulheres no palco, executando um papel de instrumentista.
Luciana se orgulha em dizer que criou seus filhos única e exclusivamente com a música, visto que ela e seu esposo são músicos e hoje, seus filhos trabalham profissionalmente no meio musical. É uma mulher que faz a diferença como profissional da música, seja tocando, ensinando e incentivando outras mulheres. Seu trabalho é motivo de grande alegria e realização. Profissional competente, estudiosa, busca sempre se atualizar e realizar seu trabalho com muito amor e dedicação.