As políticas públicas e os avanços na oferta de serviços digitais e estímulo às telecomunicações têm tido cada vez mais destaque em Uberlândia. Tanto que, em 2022, a cidade ficou, pelo segundo ano consecutivo, em 1º lugar no ranking nacional “Cidades com Serviços Inteligentes”. No dia 7 de fevereiro, representantes da organizadora do levantamento, a Conexis Brasil Digital, estiveram no Centro Administrativo Municipal para entregar a premiação ao prefeito Odelmo Leão.
“A tecnologia é uma necessidade nos dias atuais para atendermos às demandas da nossa população com mais agilidade e qualidade. Esse reconhecimento, agora ratificado formalmente no encontro de hoje, mostra que estamos no caminho certo ao tomarmos a decisão de trabalhar pela modernização e inovação dos serviços prestados ao nosso povo”, destacou o prefeito.
Da Conexis Brasil Digital, estiveram presentes o presidente executivo, Marcos Ferrari, e o diretor de Regulação e Autorregulação, José Bicalho. A entrega também foi acompanhada por executivos das empresas de telecomunicação Algar Telecom, TIM e Telefônica e pelos secretários municipais Thalita Jorge (Agronegócio, Economia e Inovação) e Marco Túlio de Castro Caliman (Governo e Comunicação), entre outros integrantes da gestão municipal.
Uberlândia: uma cidade inovadora
O ranking “Cidades com Serviços Inteligentes” considera a oferta de serviços por meio de recursos digitais e o estímulo às telecomunicações entre os 150 maiores municípios brasileiros. Os critérios abordam a atuação das gestões municipais nas áreas de mobilidade urbana, educação e saúde, meio ambiente, plataformas de atendimento à população e legislação local. Nesse último item, o resultado final do ranking também tem como referência outro levantamento nacional: o “Cidades Amigas do 5G”, no qual Uberlândia ficou na 5ª posição em 2022.
Com quase 100% dos serviços digitalizados, a Prefeitura de Uberlândia possui plataformas de atendimento virtual, seja por meio de site ou aplicativo e diversas inovações que facilitam o dia a dia do cidadão. Além disso, a cidade foi a primeira do país a operar com a tecnologia 5G.