Novo aeroporto de Uberlândia em construção
O Aeroporto de Uberlândia Tenente Coronel Aviador César Bombonato realizou um projeto de ampliação do espaço, que foi aprovado e teve seu início em abril de 2021. Após meses de obra e um certo desconforto para os passageiros, aproxima-se o dia em que Uberlândia terá um aeroporto mais moderno e bonito. “A nova sala de embarque contará com áreas amplas, vários pontos comerciais, climatização com sistema central, pé direito duplo, moderno sistema de iluminação em LED, novos sistemas de som, novas telas de informações de voo, controles de acesso e sistemas de combate a incêndio”, destacou o gerente geral de obras da Infraero, Fernando Carasmah.
Segundo Fernando, além de mais conforto, a obra atual do aeroporto garante mais sustentabilidade, pois contará com sistema de reuso de água da chuva, com captação na cobertura e direcionamento para estação de tratamento em local próximo aos reservatórios novos, aumentando a capacidade e dando maior autonomia ao aeroporto. O terminal mineiro também receberá novos grupos geradores, proporcionando garantia de 100% de energia e garantindo sua operação ininterrupta, mesmo em casos de falta de energia por parte da concessionária. Com o fim dos trabalhos, o aeroporto vai dobrar a capacidade anual, passando de 1,7 milhão de passageiros por ano para 3,9 milhões.
Todas as áreas do aeroporto estão sendo modernizadas e contará com uma climatização central, sistemas de iluminação e automação predial com sistemas de controle de acessos, portas automáticas, sistema de combate a incêndio e monitoramento por câmeras. “A nova área de embarque será quatro vezes maior do que a área atual e o local de desembarque irá dobrar de tamanho, além de ter agora duas esteiras de restituição de bagagens. Já a parte do check-in será um novo local e terá todo sistema de esteira automatizado”, falou Fernando Carasmah.
Segundo a Assessoria de Imprensa da infraero também está sendo construído um prédio com dois pavimentos: no térreo, funcionará parte de inspeção de passageiros e áreas comerciais; o 1º pavimento contará com áreas de apoio às companhias aéreas, apoio as áreas comerciais, auditório e locais para treinamentos internos, além de acesso às galerias técnicas; e o 2º pavimento terá um mirante e área pública, com espaços comerciais para atendimento ao público. Além disso, a fachada do aeroporto está sendo modernizada, com nova cobertura para embarque e desembarque.
Segundo a assessoria de comunicação da Infraero, a previsão para término da obra é outubro de 2021.
Alinne Souza – Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá – Rio De Janeiro