Técnica permitida aos dentistas vai além da estética
A busca por um rosto mais simétrico, próximo aos padrões de beleza da sociedade atual, seja para a melhora da autoestima ou para correções de imperfeições na face, tem levado muitas pessoas a recorrerem à harmonização orofacial. Um procedimento estético, indicado para corrigir desarmonias na face (lábios, nariz, queixo, maçãs do rosto, supercílios e mandíbula) sem promover mudanças radicais e invasivas, como a cirurgia plástica.
Mas você sabia que a harmonização pode ser realizada por cirurgiões dentistas? A resolução do CFO – Conselho Federal de Odontologia 198/2019, reconheceu a harmonização orofacial como especialidade e estabeleceu os critérios de atuação do cirurgião-dentista especialista em harmonização orofacial, em conformidade com a Lei 5.081/1966, que regula a profissão no Brasil.
“Essa é uma grande conquista da odontologia e precisamos expandir as informações aos pacientes que buscam este tratamento. A harmonização Orofacial pode ser feita por cirurgiões-dentistas que possuam os conhecimentos específicos da área, com cursos de pós-graduação e especialização. Eles têm conhecimentos amplos da anatomia e das características dessa região, estando aptos para realizar o procedimento com segurança”, afirma o Dr. Ricardo Lourenço, Conselheiro Federal de Odontologia.
Para quem procura um profissional para realizar a harmonização orofacial, o cirurgião-dentista está apto sim. Confira sempre se ele é especialista reconhecido pelo CFO, garantindo que o procedimento seja realizado com ética e segurança.