O QUE CONSUMIR E O QUE EVITAR
O verão é uma combinação perfeita com as férias e com ele, chegam as dietas, a pressa em perder peso, conversas sobre academia e a busca dos alimentos milagrosos. Esse período mais quente e úmido traz algumas questões importantes para nossa alimentação. Ao contrário do inverno, neste período é normal que tenhamos menos apetite e uma maior necessidade de refeições refrescantes e mais leves. Uma boa nutrição tem valor inestimável na vida do ser humano, atuando, principalmente, no fortalecimento do sistema imunitário contra muitas doenças.
A falta de apetite nos dias quentes, pode levar a períodos prolongados de jejum, que devem ser evitados por inibir a disposição e o bem-estar. Alimentos com alta densidade calórica, como frituras e alimentos gordurosos, podem causar desconforto, mal-estar contribuindo para a chegada de diversas doenças, incluindo a obesidade. A forma como nutre e cuida do seu corpo, pode impactar o sistema imunológico e ajudar na prevenção dessas doenças. Uma boa alimentação a somar-se com exercício físico que adeque aos seus gostos e necessidades, é o melhor caminho para que você consiga atingir seus objetivos.
Aproveite suas horas vagas e prepare suas refeições com entusiasmo, seguindo as recomendações de profissionais de saúde qualificados. É possível fazer um planejamento alimentar semanal com aporte de energia, vitaminas, minerais e proteínas oferecidos em uma alimentação saudável. O importante é ter sempre imperativo em sua mente, o valor da alimentação equilibrada. Alguns alimentos mais recomendados para essa estação são aqueles que hidratam mais o corpo, tais como chás gelados, sucos de frutas e água de coco, além do consumo de alimentos ricos em betacaroteno, como a cenoura, a abóbora, a acerola, o melão e o brócolis.
Durante o verão, quanto mais refrescante for a alimentação, melhor será o resultado. Aqui estão algumas dicas saudáveis para o verão:
- Faça trocas
Evite as frituras. Uma ótima opção é trocá-las por abacate, coco, ovos, castanhas, linhaças e chia;
- Reduza o consumo de sal
O excesso de sódio é um grande causador da retenção de líquido e pode aumentar os níveis de pressão arterial.
- Prefira alimentos na sua forma natural
Frutas, verduras e legumes são melhores quando consumidos de forma natural pois garante uma completa absorção de nutrientes.
- Prefira carboidratos complexos
Além de ajudar a ter mais disposição, a batata doce, o inhame e a mandioca, por exemplo, fornecem mais energia e nutrientes.
- Beba muita água
O organismo precisa estar bem hidratado. Para isso, além da água, invista em isotônicos, sucos naturais, água de coco e chás gelados.
- Inclua alimentos antioxidantes
Aveia, azeite, linhaça, ameixa, morango, etc.
- Exercícios físicos
A atividade física melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório. A atividade física provoca uma série de mudanças no organismo, tais como o ganho de massa muscular, que está diretamente relacionado com a melhora da autoestima e, juntamente com uma boa alimentação, é a melhor forma para controlar o peso.
Aproveite a estação mais esperada do ano com saúde e tranquilidade, cuidando da alimentação e da hidratação.
Dra. Maria Angélica Tillmann
Nutricionista– (CRN-MG 8696)
Instagram: @nutricionistangelicatillmann
Esp. Nutrição Clínica Instituto Passo 1 e mestrando pela IFTM.
Nutricionista Clínica: Adulto e Infantil, Esportiva, Transtornos
Alimentares e TEA- (Transtorno do Espectro Autista).
Local de Atendimento: UMC
Tel:34-3256-6300/ 34-99977-6300