O legado de Ana Paula Junqueira na política
A secretária usa seu poder para ajudar as mulheres e fazer a diferença na cidade
Em mais de 30 anos de vida pública, Ana Paula Junqueira passou por várias dificuldades, mas sempre seguiu em frente com a vontade de ajuda as pessoas. Hoje, a primeira-dama representa as mulheres de Uberlândia e luta por um futuro melhor no cargo de Secretária Municipal de Governo e Comunicação.
Ana Paula trabalha na materialização e coordenação das ações do prefeito, Odelmo Leão, além de gerir a comunicação da administração. Apesar de fazer um excelente trabalho, ela também precisou lidar com dificuldades ao longo do caminho. “Ser mulher já implica ter que ser forte o dobro para superar muitos desafios. Você vê de tudo vindo de algumas pessoas que não nos conhecem: tentativas de desmerecimento do seu trabalho, descrença sem mesmo dar a oportunidade de conhecer suas ideias, inveja, deslealdade política”, conta.
Enquanto de um lado há dificuldades, do outro Ana Paula encontra pessoas que acreditam no trabalho e a motivam a continuar seguindo em frente. “Se dificuldades apareceram, muitas portas nos foram abertas, recebemos muito acolhimento e apoio. Isso só nos dá mais orgulho de trabalhar pelo que acreditamos”, afirma. Além do apoio, a secretária continua na área, pois acredita em uma política limpa que ajuda o povo a crescer. “A vida é política. Porque envolve o tempo todo lidar e fazer gestão das diferenças em prol do que é importante para todos. Eu sempre fiz política assim, ouvindo as pessoas para conhecer as necessidades de cada setor”, disse a primeira-dama.
Sentindo na pele o machismo por estar em uma posição de destaque na cidade, Ana Paula garante que quer fazer cada vez mais pelas mulheres. Na área de segurança, a secretária defendeu a criação do aplicativo Salve Maria, que permite que qualquer pessoa denuncie abusos de forma rápida e precisa, por meio de um canal direto com a Polícia Militar. “Desenvolvemos junto com a equipe de tecnologia da Prefeitura, e é um suporte importante aos órgãos de segurança pública na proteção à mulher. O aplicativo foi baixado mais de 12,5 mil vezes desde o lançamento, em março de 2018”, conta.
Esse e outros projetos fazem da primeira-dama, não só um destaque em Uberlândia, mas uma referência para todo o Brasil. “Quando eu vejo que nossas propostas e projetos estão sendo vistos e ouvidos, que as pessoas estão tendo acesso e podendo se beneficiar deles, eu sinto que estamos no caminho certo, que vale a pena fazer a política do trabalho e do serviço às pessoas e buscando a inclusão das mulheres na esfera de decisão”, afirma. Para as mulheres, a secretária aconselha: “Mantenhamse firmes, continuem acreditando no seu propósito. Estamos juntas nessa batalha. O seu trabalho tem valor, o seu amor tem valor, nós somos suficientes em tudo o que nos propomos a fazer. Se bater o desânimo, lembrem-se de que têm aqui uma aliada”, finaliza.
Pingback: Prefeitura recebe a doação de mais 60 elmos para tratar pacientes com Covid | Revista Soberana
Aqui é a Carla Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Pingback: Uberlândia - Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação tem nova secretária | Revista Soberana